GLOBALIZAÇÃO

Ganha destaque em feira chapadense



chap

Promotores e expositores da Feira destacam que ela tem a ver com a transformação necessária para alcançarmos o desenvolvimento sustentável, que tem sua base na educação

chap

Livro que terá lançamento nesta edição da Feira

"Globalização". É esse o tema da 29ª edição da Feira Chapada Sustentável que vai rolar no sábado (8), a partir das 18h, em Chapada dos Guimarães. Acontece na rua Quinco Caldas até as 22 horas com uma variada programação.

Os oarganizadores da Feira destacam que "globalização" é o termo utilizado para designar as extraordinárias mudanças percebidas por muitas pessoas, em todas as esferas sociais, desde finais do século XX. Época quando cresceu em toda a humanidade a percepção de que um novo mundo estava surgindo, moldado pela tecnologia e por novas estruturas sociais, por uma nova economia e uma nova cultura. 

Promotores e expositores do evento também destacam que o conceito da Feira tem a ver com a transformação necessária para alcançarmos o desenvolvimento sustentável, que tem sua base na educação. E frisam que, no contexto atual, as mudanças são eminentes, e a educação tem como desafio criar novas mentes e novos corações, como pedia a Carta da Terra.

Com essa proposta, Chapada Sustentável pretende ajudar a construir os fundamentos de uma sociedade verdadeiramente sustentavel, onde a interação do homem seja de coexistência e não de exploração.

chap

Gabriel Henriques comanda a música ao vivo na Feira

Ser ecologicamente correto e adotar princípios de preservação do meio ambiente, mantendo atitudes que promovam a justiça social, atitudes que sejam culturalmente aceitas e economicamente viáveis para todos.

A organização do evento ressalta os fundamentos teóricos do educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire, segundo os quais, "podemos sim educar para o despertar de uma nova consciência. A educação não muda o mundo, mas muda as pessoas que vão mudar o mundo". Ele defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para transformá-lo.

Programação

A música ao vivo, com Gabriel Henriques e convidados é uma das atrações especiais da Feira. Na esfera das artes, a novidade é a participação do IESC - Instituto de Estudos Socioculturais, de Chapada, entidade organizadora da FLIC - Festa Literária de Chapada dos Guimarães. 

O IESC promove o  "Estação Cultura - Recanto Literário" trazendo o Sebo (Livros usados) Bazar do Livro, de Cuiabá. Assim a Feira abre espaço espaço para comercialização de livros,  lançamentos e debates. A curadoria dessa iniciativa é de Amélia Alves, historiadora e escritora.

Está programado o lançamento do livro "Domésticas - cotidianos na comensalidade", de Malu Jimenez.

Confira a programação completa:

-Estação Cultura-Recanto Literário
-Sebo de livros
-Jardim de Gaia, escola Waldorf
-Mesas de ações; descarte corretamente suas pilhas, baterias de celular, lâmpadas e óleo de cozinha usado
-Delícias saudáveis, integrais, e veganas
-Comidas artesanais
-Decoração sustentável
-Papéis reciclados e naturais
-Mesa de troca de semente
-Verduras e adubo com selo de orgânicos
-Produtos da agricultura familiar
-Jogos de tabuleiros temáticos
-Brinquedos artesanais
-Cosméticos veganos
-Danças sagradas circulares
-Música ao vivo

(*com assessoria) 

chap

Um mundaréu de coisas pra se ver, comprar, experimentar... e ajudar a transformar o planeta

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet