MT CONTEMPLADO

Obras publicadas pela editora Tanta Tinta



marta

 

Duas poetas professoras, radicadas em Mato Grosso, tiveram seus livros contemplados em edital do Ministério da Educação há poucos dias.  Marli Walker, com “Apesar do amor”, e Marta Cocco, com “SaBichões”. Ambas pela editora Tanta Tinta, sendo o segundo pelo selo Carlini & Caniato Editorial.

O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial, do dia 30 de agosto, a lista das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), onde constam as duas obras – de poesia. Os livros serão distribuídas às escolas de todo Brasil. 

Pela primeira vez uma editora de Mato Grosso consegue a certificação de duas obras inscritas para o ensino fundamental. Os poemas de Marli sublinham os contrastes entre a fartura e a fome, sendo importantes formadores de leitores críticos e conscientes. Os poemas infantis, de Marta, ilustrados por Vanessa Prezoto, destacam a habilidade de animais dos biomas brasileiros, fazendo uso de um divertido jogo de imagens poéticas e sons. É um livro importante para estimular a criatividade e a afetividade das crianças diante do meio ambiente. 

As obras passam a constar no catálogo do MEC que estará disponível a todas as escolas públicas do Brasil, para que selecionem as obras do seu interesse.

As autoras são professoras de Letras e pesquisadoras da área de literatura, com mais de 25 anos de trabalhos realizados no estado.  Marli pertence ao quadro do IFMT, campus de Cuiabá. É doutora em Estudos Literários pela Universidade de Brasília. Residiu muitos anos em Sinop, hoje mora na capital. Marta é da Unemat, doutora em Letras e Linguística pela UFG e membro da AML. Já residiu em Diamantino, Cuiabá e hoje mora em Tangará da Serra.

Para Marta, que já foi premiada duas vezes no estado, “esta é uma conquista importante para todos e todas que produzem literatura em Mato Grosso. Gostaríamos que outros estados do Brasil olhassem para este lugar e percebessem como temos autores e autoras de grande qualidade hoje, e também do passado. Há muito para se conhecer. Tenho procurado levar textos de diversos autores para a sala de aula e os estudantes, da graduação ou da pós, têm gostado muito de conhecê-los. Ao levarem para suas salas de aulas da educação básica, relatam que as crianças e jovens ficam muito entusiasmados, ou por causa da identificação com o lugar onde vivem, ou por saberem que os autores não estão distantes, no Rio de Janeiro, em São Paulo, mas vivem aqui, como eles, estão próximos. Isso gera uma autoestima muito grande”.

marli

 

Marli destaca que recebeu esta surpresa com muita alegria. “Espero que isso se reverta em reconhecimento para todos os autores e autoras e editoras de Mato Grosso, que têm incentivado e publicado, apesar das dificuldades. É muito bom saber que livros produzidos em regiões fora do eixo Rio-São Paulo, estejam entre os selecionados pelo PNLD”. E continua, “Eu acredito que a sensibilização estética, por meio da Literatura, forma consciências e leva a reflexões diferentes daquelas elaboradas no cotidiano que, às vezes, são recortes superficiais e parciais das contingências vividas no dia a dia. Poder trabalhar dentro desse prisma de contrastes entre a fartura e a fome, na formação de leitores críticos é uma grande satisfação”.

Os editores Elaine Caniato e Ramon Carlini também receberam a notícia como um prêmio ao esforço contínuo que realizam junto aos autores no incentivo à leitura, pois entendem que esta aprovação é uma forma legítima e bastante abrangente de apresentar às escolas públicas, privadas, e aos leitores em geral de todo Brasil, que Mato Grosso tem excelente produção literária, tanto em seus conteúdos como em suas produções. 

“Sempre trabalhamos duramente para estabelecer esta ponte entre escritores, professores e leitores, primordialmente em Mato Grosso, mas também em outros Estados. Produzimos livros para serem lidos, sorvidos, apreciados, que multipliquem o conhecimento, deem vazão a expressão humana e que contribuam para o crescimento intelectual, social, científico e econômico da nossa população. Portanto essa porta que se abre é muito importante, pois temos muitos outros escritores(as)/livros publicados a serem mais amplamente reconhecidos. Quem sabe isso não abra os olhos de muitas pessoas! Não há desenvolvimento sem leitura”, disse Elaine Caniato. 

“Agora, precisamos da atenção das redes das secretarias municipais e estadual de Educação para analisarem, junto aos professores, as duas obras no Catálogo on-line do PNLD Literário 2018 e, se acharem pertinente, escolherem os nossos livros. Acreditamos também que as escolas particulares terão interesse nessas obras”, finalizou Ramon Carlini.

As obras e as autoras

“Apesar do Amor” (Marli Walker) foi classificado na categoria 5, que inclui  obras literárias voltadas para as estudantes do 4° e 5° anos do ensino fundamental. Sua temática é o mundo natural e social, em 64 páginas, com 50 poemas curtos.

Nesse contexto, um ser humano que sobrevive à margem da vida que germina nos campos. As sementes, a terra, a mãe, o menino e seus destinos incertos são imagens de desalento e fome, apesar do amor. Com sensibilidade e capacidade de síntese, a autora convida o leitor a refletir sobre os contrastes que coexistem no Brasil, propiciando aos estudantes uma leitura crítica do lugar onde vivemos e da realidade sob a perspectiva do outro.

marli

Marli Walker verseja os contrastes entre a fartura e a fome

Marli Walker é natural de Santa Catarina, mas vive em Mato Grosso há mais de 30 anos. Doutora em Literatura e Práticas Sociais, leciona no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá e no Programa de Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso. Publicou os livros Pó de serra (2006) e Águas de encantação (2009), ambos de poesia. Acredita que a educação formal é o único caminho para transformar a vida das pessoas.

“SaBichões” (Marta Cocco), com ilustrações de Vanessa Prezoto está na categoria 4, que tem obras voltadas para os estudantes do 1° ao 3° anos do ensino fundamental. O mundo natural e social é seu tema, desenvolvido ao longo de 32 páginas.

Em “SaBichões” a autora mostra às crianças, cada vez mais inteligentes e curiosas, que ainda há muita poesia no óbvio e aos adultos, que é óbvio que a criança dentro deles ainda gosta de brincar com poesia. Observa-se, nos textos, a presença de recursos de sonoridade, além de figuras como ironia, antíteses e muita ludicidade para que as crianças aprendam se divertindo e desenvolvendo afetividade pelos animais.

O livro contém 14 haicais (um poema de três versos, mas sem o rigor métrico do modelo japonês). Das memórias de infância e dos biomas brasileiros foram escolhidos os animais, todos bichos sabidos, pois fazem coisas incríveis desde a manhazinha até a noite, embalados por ilustrações que interagem com o texto e levam a imaginação para além!

Marta Cocco é natural de Pinhal Grande-RS, formada em Letras, doutora em Letras e Linguística, professora de Literaturas da Língua portuguesa na graduação e na pós-graduação da UNEMAT-MT. Faz parte do grupo de pesquisa LER: Leitura, literatura e ensino – UNEMAT/CNPq. Já publicou cinco livros de poemas (Divisas, Partido, Meios, Sete Dias e Sábado ou Cantos para um dia só), dois de crítica literária (Regionalismo e identidades: o ensino da literatura produzida em Mato Grosso, Mitocrítica e poesia), um de contos (Não presta pra nada) e, com este, três infantis (Lé e o elefante de lata, Doce de formiga e SaBichões).

Vanessa estudou design gráfico na Unesp e trabalhou em agências e estúdios de design por vários anos. Participou de diversos cursos e oficinas de ilustração e voltou a praticar o desenho e a pintura tradicionais. Atualmente, grande parte do seu tempo é dedicado às ilustrações, principalmente para livros. Neste, trabalhou com uma mistura de tintas, giz e lápis de cor. Seus outros trabalhos podem ser vistos no: cargocollective.com/ilustrasvanessaprezoto. (*com assessoria)

marta

Marta Cocco e a conquista importante para quem produz literatura em MT

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet