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Game XP: R$ 53,9 milhões para o Brasil



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a FGV entrevistou 445 pessoas, entre 6 e 8 de agosto. O levantamento considerou a participação de 100 mil pessoas em quatro dias de evento

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou os resultados do estudo de impacto econômico da Game XP, maior evento de games da América Latina, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 6 e 9 de setembro. O levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que o impacto econômico total foi de R$ 53.934.075,13. Deste montante, R$ 36,7 milhões são de impacto direto, ou seja, gastos com hospedagem, alimentação e transporte. Os R$ 17,2 milhões restantes são de impacto indireto, ou seja, incidem sobre os fornecedores das atividades atingidas por impacto direto.

Além disso, foram gerados R$ 5.036.008,30 em tributos, sendo R$ 1.901.169,39 municipais, R$ 581.113,75 estaduais e R$ 2.553.725,16 federais. Também foi observada a criação de 661 empregos diretos e 671 indiretos, totalizando 1.332 vagas de trabalho.

A geração de renda chegou a R$ 17.749.613,10, sendo R$ 8.911.769,26 de forma direta e R$ 8.837.843,84 indiretamente. Para realizar a Game XP, foi feito um investimento de R$ 19 milhões, com um retorno para a sociedade de R$ 2,84 a cada real investido na feira.

A metodologia desenvolvida pela FGV considera o efeito cascata que os gastos efetuados pelos frequentadores da Game XP têm na economia local. Os recursos gastos com hotéis, restaurantes, bares e transporte se expandem para outros setores da economia, pois os prestadores desses serviços precisam adquirir matérias-primas e outros serviços com seus fornecedores. 

"Entre 2012 e 2016, o crescimento médio anual do setor de games foi de 28,7% e a estimativa é de que continue crescendo 16,5% ao ano até o ano de 2021. O mercado de games é o 13º do mundo, o maior da América Latina e deve dobrar em receita até 2021", ressalta o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.

Para realizar a pesquisa, a FGV entrevistou 445 pessoas, entre 6 e 8 de agosto. O levantamento considerou a participação de 100 mil pessoas em quatro dias de evento. Destes, 0,5% (500) são estrangeiros, 4,9% (5.100) são brasileiros não residentes na cidade, 9,4% (9.400) são excursionistas – aqueles que foram ao evento, mas não pernoitaram na cidade – e 85% (85.000) são residentes no Rio de Janeiro.

Segundo Sá Leitão, a realização de estudos de impacto econômico é uma diretriz do Ministério da Cultura adotada em vários eventos e programas, com o objetivo de mensurar o quanto o País se beneficia do investimento em cultura e das atividades culturais e criativas. "Queremos mostrar para os contribuintes o quanto os recursos públicos que são investidos em cultura retornam multiplicados na forma de geração de renda, emprego, valor, inclusão social e mais arrecadação tributária", afirmou.

Game XP

Com a proposta de ser o primeiro Game Park do mundo, o evento realizado entre 6 e 9 de setembro mesclou os conceitos de feira, convenção e parque de diversões. De acordo com a organização, um Game Park é um lugar que proporciona experiências divertidas e imersivas através da perspectiva da tecnologia, um jeito novo de viver os games dentro e fora das telas.

Dentre as principais atrações estão o simulador de futebol PES 2019, com uma área em tamanho real para os principais testes de habilidades do jogo; o Experience Bay, um parque de diversões com dez atrações que colocam os gamers no papel do personagem principal; o Oi Game Arena, que contou com a maior tela de games do mundo, com 1.500 m²; e um palco que recebeu campeonatos dos principais games da atualidade.

O Brasil é o 4º maior mercado consumidor de games no mundo, com cerca de 66,3 milhões de gamers. A área de desenvolvimento também tem apresentado crescimento expressivo, saltando de 50 empresas em 2012, para 240 em 2017, ano em que a receita do setor chegou a US$ 1,3 bilhão. (*com assessoria)

 


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