EXPOSIÇÃO EM PARIS

"Doze Discípulos das Artes"



valq

Recorte em "Jardim de Izânia", obra de Valques Pimenta, que está na mostra

Quatro artistas nascidos e/ou radicados em Mato Grosso, participam de exposição coletiva que será aberta nesta terça (02), em Paris, no Centro Cultural Maurice Ravel. "Doze Discípulos das Artes", conforme diz o nome da mostra, conta com oito artistas de diferentes regiões brasileiras, além dos mato-grossenses Valques Pimenta, Sebastião Mendes, Zeilton Mattos e Osiris Paulo. 

A exposição conta com pinturas, esculturas e fotografias de artistas brasileiros que vivem no Brasil e visa promover o intercâmbio entre os dois países por meio da cultura. A exposição prossegue até o dia 26 de outubro.

zeil

Recorte em obra de Zeilton Mattos selecionado para a mostra

Além dos quatro artistas de MT, estão presentes as artes de André Niedersberg, Carmem Nicoli, Diana Helman, Eliete Tordin, Edmar Fernandes, Meireles Junior, Sibila Martins e Hilson Costa. São oriundos de várias partes do Brasil e como ponto em comum apresentam elementos em seus trabalhos que mostram influência de grandes nomes das artes.

Via whatsapp, o tyrannus conversou nesta tarde (01) com Edna Abreu, jornalista e gestora cultural, nascida no Maranhão, articuladora da mostra que contatou os artistas participantes, selecionados através de curadoria de Hilson Cordeiro. Edna vive na Europa há aproximadamente cinco anos e circula pelos meios culturais do Velho Mundo. Ela destacou que eventos desta natureza na Europa, normalmente, são planejados detalhadamente e com muita antecedência. 

val

Recorte em "Londres", de Valques Pimenta, obra inclusa na mostra

seba

O cacerense Sebastião Mendes é um dos artistas de MT que expõe e está presente na mostra parisiense

 

As cores de MT

Os artistas que representam o Estado nesta mostra, de forma resumida, passeiam por estilos como o naif, o surrealismo e a pop arte, porém, a produção deles vai muito além desses rótulos.

São artistas que se deleitam com as cores oferecidas pela exuberante natureza de Mato Grosso, evidenciadas pela luminosidade incandescente potencioalizada pelo sol que está sobre nossas cabeças.

Com exceção do cacerense Sebastião Mendes, que é mais antigo, e prestigiado fora de MT; Zeilton, Valques e Osiris representam uma nova geração de artistas que já mostrou serviço e, não por acaso (mas, por talento), já goza de visibilidade nos cenários nacional e até internacional. 

osiris

Osiris Paulo nasceu em Poconé e vive Várzea Grande. Também está em Paris, de onde conversou com o tyrannus e enviou foto

 

osiris

"Orquestra com Violas de Cocho", trabalho de Osiris, na exposição

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet