MONÓLOGO

40 anos de estrada de Ivan Belém



prog

 

Recebi pelo whats diazinho uma foto (aqui reproduzida) divulgando espetáculo cênico que chega. "Progresso". Vai ao palco na terça (16) e quarta (17) da semana que está batendo na porta. No Teatro do Sesc Arsenal, às 20h, nos dois dias. 

Voltando à foto mencionada, tive o descaramento de comentar, no grupo, que ela parecia um concurso em torno de qual das carecas estaria mais "lomiano": a de Eduardo Mahon (autor do texto), a de Luiz Marcheti (diretor), ou a de Ivan Belém (ator). "Pior que é", respondeu de imediato Mahon. (Pra quem não sabe, no linguajar cuiabano, "lomiano" quer dizer brilhando).

"Progresso" gera grande expectativa. É a estreia do prolífico escritor Mahon na dramaturgia. Celebra os quarenta anos em cena de Ivan. E traz a versatilidade de Marcheti, sujeito das artes, responsável direta ou indiretamente, por muitas criações da cena contemporânea das artes em Cuiabá. 

E a montagem cênica, quando fui conferir a "gentaiada" envolvida, tem mais uma extensa relação de pessoas queridas nessa parada. Além de outras que não conheço pessoalmente ou não sou muito próximo, mas que já acumulam uma respeitável folha de serviços prestados às artes dessa nossa terra onde não há frescura. Só calor e mormaço. Claro que excluindo os ambientes climatizados ou o interior das geladeiras. Espero que ninguém repare este humilde tyrannus não ter publicado a ficha técnica completa. E se alguém reparar, peço perdão. E peço também pra não votar no coiso. 

Então, tudo isso quer dizer que "tô fudido". Terei mesmo que assistir, apesar de morrer de medo de espetáculos teatrais. Isso se deve, em grande parte, ao fato de que retirar-se da plateia, vagando a sua poltrona, no decorrer de uma encenação, não é de bom tom. Vixi!! E se quiserem que eu escreva algo após a peça, sobre ela?

prog

 

Aí sim, fudeu geral.

Mas não. A minha argumentação, por mais esfarrapada que seja, está na ponta da língua. E têm duas vertentes.

A primeira, reside no fato de que numa crítica sobre qualquer produto artístico, o envolvimento afetivo com o povo protagonista é extremamente prejudicial. Se assim não for, tudo que venha a ser escrito vai ficar cheirando a conversa entre lavadeiras. Ora, já fofoquei tanto com Ivan, Mahon e Marcheti; que, sinceramente, não há condições de praticar a isenção a respeito do que eles aprontaram nesta empreitada cultural.

E a segunda vertente é mais simples e direta. Esse negócio de escrever sobre espetáculos cênicos em Cuiabá ou Mato Grosso, é coisa da competência do Parágrafo Cerrado (https://paragrafocerrado.wordpress.com/). Vou deixar que o Joelson Jogosi, a Thereza Helena, a Talita Figueiredo e a Janete Manacá, dentre outros; se empoderem nesses procedimentos.

E assim o tyrannus traz aos leitores e leitoras mais um texto onde o jornalismo cultural segue à risca os ditames das boas regras, apesar de, até certo ponto e relativamente, estar evidenciada um pouco da preguiça da nossa equipe de jornalistas e redatores.    

E olha só: "Progresso" não é para todos. Só para maiores de 16 anos. Mais informações pelos telefones (65) 3616 0550 e 3616 6909. E olha só: pra evitar qualquer tipo de problema e também não ser injusto, acabo publicando abaixo a ficha técnica completa.

Ficha Técnica

Ator: Ivan Belém
Peça teatral e ideia original: Eduardo Mahon
Direção Geral, Roteiro e direção de Video: Luiz Marchetti
Assistente de Direção: Caio Ribeiro
Produção: Karine Mattos
Produção executiva: Jose Paulo traven
Cenografia: Douglas Peron
Figurino: Einstein Halking
Maquiagem: Deia Okamura
Sonoplastia: Ricardo Porto
Luz: Priscila Freitas
Edição de vídeo e colorista: Jessica Ribeiro
Fotografia: Heitor Magno
Cinegrafista: Jorge Queiroz e Luiz Marchetti
Arte: Carolina Argenta
Gravação em estúdio: José Curvo
Participações especiais: Maria Ribeiro, Lucia Palma, Carlinhos Ferreira, Wagton Douglas, Caio Ribeiro, Joyce Belem, Alessandra Barbosa, Justino Astrevo e o ator mirim Davi Luiz De Oliveira Moreira.

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet