LANÇAMENTO

Basma: pensadora global da política externa



basma

Autora utiliza a sátira e o surrealismo para abordar questões urgentes e familiares

Lançamento interessante da editora Rocco é "A fila", romance da premiada escritora egípcia Basma Abdel Aziz. Uma autora com diversa formação acadêmica e também com experiência noutras áreas, para além da academia. À ela cabe o rótulo de autora engajada, ferrenha militante e ativista dos direitos humanos.

"A fila", com tradução de Ryta Vinagre, é uma distopia política ganhadora do Pen Falkner Award, na Inglaterra, e coleciona resenhas positivas em diversos países ao fazer uso da sátira e do surrealismo para abordar questões urgentes e familiares. 

No livro, Basma descreve uma nação do Oriente Médio onde, após uma fracassada revolução, um novo poder se impôs: o Portão. Qualquer atividade que fuja minimamente à rotina diária deve ser submetida à sua aprovação. Há quem defenda que o Portão tem proporcionado uma bem-vinda estabilidade ao país; outros, no entanto, o condenam como injusto e tirano. Foi esse último grupo que saiu às ruas para mais um levante malsucedido – os Eventos Execráveis. 

Durante essa manifestação, sem saber bem como ou por quem, Yehya foi baleado na região pélvica. Agora, para poder realizar a cirurgia de retirada do projétil, ele precisa ir até o Portão – e entrar na fila. Um retrato assustador da natureza sinistra do totalitarismo.

A autora

Basma Abdel Aziz nasceu no Cairo, em 1976, onde vive. É escritora, psiquiatra , artista visual e ativista de direitos humanos, apelidada de "rebelde". Ganhou premiações literárias como o Prêmio Cultural Sawiris, o Prêmio Organização Geral pelos Palácios Culturais e o Prêmio Ahmed Bahaa-Eddin. 

A escritora tem bacharelado em medicina e cirurgia, mestrado em neuropsiquiatria e diploma em sociologia. Ela trabalha para a Secretaria Geral de Saúde Mental no Ministério da Saúde do Egito e no Centro Nadeem para a Reabilitação de Vítimas de Tortura .

Em 2016 foi nomeada uma das principais pensadoras globais da política externa . Já neste ano ela foi reconhecida pelo Instituto Gottlieb Duttweiler na lista dos principais influenciadores da opinião pública árabe. (*com assessoria e Wikipedia)

basma

Ela é escritora, psiquiatra , artista visual e ativista de direitos humanos, apelidada de "rebelde". Ganhadora de vários prêmios literários


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet