QUARTA-FEIRA

As poetas falam no Arsenal e no IFMT



debora

Débora é poeta, assistente social e funcionária pública, nascida em Suzano (SP)

Uau... duas vozes negras da literatura brasileira contemporânea, com aquela vibe toda destes tempos quando os ruídos da rua - conforme diria Kafka, são necessários e presentes, participam de eventos em Cuiabá, na próxima quarta (7): Nívea Sabino (MG) e Débora Garcia (SP).

A presença das poetas se encavala em um único dia, mas dá sim pra acompanhar tudo. Fica meio corrido, mas é possível, desde que as intenções sejam reais.

Nívea Sabino participa do Circuito de Oralidades, uma iniciativa do Sesc Nacional. A poeta mineira tem jornada vespertina, a partir das 15h, no IFMT (Cuiabá); e à noite, às 20h, no Arsenal. Uma atração livre para todas idades e gratuita.

O evento se traduz num circuito nacional de apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas. "A Poesia falada não vive presa na livraria” e traz para os palcos do Arte da Palavra a oralidade de Nívea Sabino.

Nivea é poeta-slammer, ativista e educadora social. Natural de Nova Lima (MG), tem sido presença assídua nos saraus e competições de poesia falada. Lançou em 2016 "Interiorana", seu livro de estreia e é um dos nomes que despontam na cena literária da capital mineira.

Débora

nivea

Nivea é poeta-slammer, ativista e educadora social. Nascida em Nova Lima (MG)

Às 19h, também com entrada franca e livre para todas as idades, Débora Garcia é a personagem real do evento "Entre Contos e Saberes", no Laboratório da Palavra do Arsenal. 

Nascida e criada na zona leste de São Paulo, Débora é assistente social e se formou na  Unesp – Universidade Estadual Paulista em Franca, no interior do estado.  Há 9 anos é funcionária pública e trabalha no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no município de Suzano, na região metropolitana.

Foi em Suzano que a poetisa teve contato com o movimento dos saraus, frequentando os eventos da Associação Cultural Literatura no Brasil, liderada pelo escritor Sacolinha. Após a rotina cansativa de trabalho, e os problemas cotidianos que tinha que lidar na assistência social, Débora se encontrou na poesia.

O bate papo “Entre contos e saberes” propõe um encontro dinâmico e interativo com a poetisa. A ideia é trocar com o público seus saberes e vivências acumulados ao longo de dez anos, atuando com coletivos, projetos e ações de incentivo à leitura e à escrita em escolas públicas das periferias da cidade de São Paulo.

Débora Garcia abordará as possibilidades de atuação com a literatura no ambiente escolar, enquanto um importante instrumento de transformação social, além de partilhar o processo de escrita e publicação de seu primeiro livro Coroações.

A atividade será encerrada com um pequeno recital com poemas autorais. (*com assessoria)

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet