CONCERTO

No teatro da UFMT, 20h, na sexta-feira



luzo reis

orq

O maestro Fabricio Carvalho, regente da OSUFMT, destaca que é um concerto festivo, que integra a comemoração dos 48 anos da universidade

Orquestra Sinfônica da UFMT realiza a última apresentação da temporada 2018 nesta sexta-feira (07), a partir das 20h, no Teatro Universitário. O espetáculo, que integra a Agenda Cuiabá Tricentenária e a programação de 48 anos da Universidade, faz parte da série “Gabriel Novis Neves”, cujo mote é a música erudita sinfônica. A entrada é gratuita e os ingressos já estão sendo distribuídos na Supervisão da Orquestra, no complexo do Centro Cultural no Câmpus de Cuiabá, das 08h às 11h30 e das 14h às 18h, com limite de dois convites por pessoa.

Dividida em duas partes, a última apresentação de 2018 da Orquestra trará novos e antigos sentimentos ao público presente. A primeira parte é garantida por um programa que contará com canções de Franz Von Suppé (“Cavalaria Ligeira”), Samuel Barber (“Adágio para Cordas”) e Pyotr Ilyich Tchaikovsky (“Valsa das Flores”, do balé “O Quebra Nozes”). 

“O repertório é bastante conhecido de todo o público. Já que é um concerto festivo, que integra a comemoração dos 48 anos da universidade e encerra a temporada da Agenda Tricentenária, programei obras conhecidas de conhecimento popular. A abertura da ‘Cavalaria Ligeira’ é muito famosa, quando começa a tocar todo mundo conhece. ‘Adágio para cordas’ foi trilha do filme ‘Platoon’ e é uma obra com densidade artística muito profunda que provoca uma reflexão absoluta. Para fechar a primeira parte do programa, faremos a ‘Valsa das flores’ do balé ‘O Quebra Nozes’, talvez a parte mais famosa”, explica o regente da Orquestra, maestro Fabricio Carvalho 

Já a segunda parte será a reapresentação da obra “Concerto Tricentenário para Piano e Orquestra”, cuja estreia mundial foi realizada pela Orquestra Sinfônica da UFMT em agosto deste ano. “Em função do sucesso que foi, com solicitação das pessoas que não puderam assistir a primeira apresentação e atendendo a um pedido da reitora, professora Myrian Serra, faremos a nova exibição que contará mais uma vez com a participação do pianista Pedro Calhao e do compositor da obra, Jether Garotti Jr.”, completa o maestro.

Ensaio aberto 

Uma das inovações realizadas durante esta temporada está mantida para a última apresentação de 2018: a realização de um ensaio aberto. Sempre realizado em horários alternativos à apresentação, desta vez a atividade será realizada na véspera do concerto, na quinta-feira (06), a partir das 19h. Neste evento, que também acontece no Teatro Universitário, não é necessária a retirada antecipada de convites. 

Segundo Fabricio Carvalho, os ensaios abertos, além de trazer um público novo e desmistificar o acesso a um espetáculo de orquestra, contou com lotação entre 50% e 60% do espaço. “A experiência deu muito certo e certamente vamos continuar com ela em 2019”, finaliza. (*com assessoria)

garotti

Jether Garotti Jr., compositor da obra "Concerto Tricentenário para Piano e Orquestra", participa do concerto


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet