
"Zama" (2017), filme argentino ancorado na literatura
Cinco filmes interessantes têm exibição em Cuiabá nesta semana. No circuito alternativo. O Cine Teatro e o Sesc Arsenal cumprem um papel importante, oferecendo aquele algo mais que todo cinéfilo precisa.
São produções da Argentina, da Islândia, Bélgica, Peru e Polônia/Israel. As sessões vão acontecer sempre às 19h30, a partir da terça (5), com a exibição do filme argentino "Zama" (2017), no Cine Teatro Cuiabá.
Para maiores de 16 anos, o título do filme vem de Don Diego "Zama", um oficial da Coroa Espanhola que deseja partir para Buenos Aires, no fim do século XVIII. Zama junta-se a um grupo de soldados à caça de um perigoso bandido e explora terras distantes habitadas por índios selvagens.
O filme tem a direção da conceituada cineasta argentina, Lucrecia Martel, e, no elenco, destacam-se Daniel Giménez Cacho, Lola Dueñas, Juan Minujin e o brasileiro Matheus Nachtergaele. Uma adaptação do romance de Antonio Di Benedetto (AR).
Os ingressos custam dois e quatro reais e a exibição acontece dentro da Mostra Vitrine Filmes, que acontece no Cine Teatro até março.

"Tango livre" (2013-Bélgica), drama com humor peculiar
Sesc Arsenal
Quatro filmes, com sessões gratuitas, ganham exibição no Arsenal. Às 19h30, na quinta (7), sexta, sábado e domingo. Eles compõem a programação de cinema do local para fevereiro, com direito a reprise em datas futuras ainda neste mês.
O primeiro deles é "A ovelha negra" (Islândia), para maiores de 14 anos, já reportado recentemente aqui no tyrannus (http://www.tyrannusmelancholicus.com.br/noticias/11704/um-lindo-filme-da-islandia). O filme volta a ser exibido no dia 28.
"Tango Livre" (2013) será exibido na sexta (8). E ganhará nova sessão no dia 17. A classificação indicativa é para 14 anos. Drama belga, dirigido por Frédéric Fonteyne.
Com um toque de humor peculiar, traz o personagem Jean-Christophe, guarda penitenciário, que se encanta com uma mulher que conhece na aula semanal de tango. Eles se reencontram quando ela vai visitar o marido, preso onde JC trabalha, e o guarda acaba envolvido na complicada vida amorosa da mulher.
A coprodução "Demon" (2016), filme de terror, é uma parceria entre Polônia e Israel. A sessão é no sábado (9), com repeteco no dia 22 deste mês. Para maiores de 14 anos.
A direção é de Marcin Wrona que manda bem, mostrando domínios estético e narrativo.
Na história, como um presente de casamento, casal ganha um pedaço de terra onde constroem uma casa e constituem uma família. Enquanto preparam o terreno para a futura casa, coisas estranhas começam a acontecer e a interferir na vida do casal.
Por fim, no domingo (10), será reprisado o filme peruano "A passageira" (2016), reportado na edição de sexta (1) em http://www.tyrannusmelancholicus.com.br/noticias/11705/sessoes-gratis-as-19h30.

"Demon" (2016), uma coprodução entre Polônia e Israel