PARLAPATÕES

"O Mundo de Hundertwasser"



parla

 

Sexta-feira (8) tem espetáculo cênico daqueles que não dá pra perder em Cuiabá. Livre para todas as idades, deve encantar a criançada, mas também há de mexer com a cabeça de gente grande: "O Mundo de Hundertwasser", com a trupe paulistana Parlapatões.

Às 20h, no Cine Teatro Cuiabá. A peça traz uma linguagem artística variada, oriunda do circo contemporâneo e da arte da palhaçaria, com mímica, malabares, mágica e número aéreo. 

O espetáculo é uma concepção de Raul Barretto (Parlapatões) e Helena Cerello (Cia. Le Plat du Jour), que também atuam. A direção é assinada por Álvaro Assad, parceiro da dupla.

"O Mundo de Hundertwasser" traz a pequena Branca, uma menina que nunca teve contato com cores de verdade e só se relaciona com as telas e as janelas por meio de seu computador. Ela tem um encontro com o artista nominado no título da peça, que apresenta a ela um mundo vivo, cheio de cor e alegria, proporcionado pela natureza e a arte que dele brota.

A música do espetáculo foi originalmente composta por Marcelo Pellegrini e se junta a um cenário dinâmico, com projeções criadas pelo Coletivo Bijari, que retratam as obras do artista.

parla

 

Sim, é uma ficção. Mas não é só isso, já que Hundertwasser foi um personagem real. Friedrich Stowasser (1928-2000) foi um artista austríaco de muitos talentos que se autodenominou Hundertwasser, numa de suas criações. 

Stowasser (ou Hundertwasser) foi um dos netos do conhecido filósofo Joseph Maria Stowasser (1854-1910. Entre as artes nas quais Hundertwasser militou destacam-se a pintura e a arquitetura, sendo de que ele foi um grande influenciador da arquitetura orgânica moderna, na qual substituíu a monotonia com variedade, e o sistema de grade com as irregularidades orgânicas e não-regulamentadas.

Voltando ao espetáculo, o que a plateia vai perceber é um  contexto que une inspiração e arte, gerando uma reflexão sobre o tempo em que vivemos e sobre como nos relacionamos com nosso eu no mundo, no sentido mais amplo desse conceito, tendo como pilar as “Cinco Peles” definidas e estudadas por Hundertwasser: nosso corpo, nossa roupa, nosso lar, nossa sociedade e nosso planeta.

Os Parlapatões

Os Parlapatões podem ser definidos como um grupo de teatro e comédia de São Paulo, formado em 1991. Desde quando surgiu, desenvolve uma intensa agenda de eventos.

No cardápio das suas criações estão a comédia, circo e teatro de palco e de rua. Além de seus espetáculos, mantêm o seu teatro, o Espaço Parlapatões e o Galpão Parlapatões, centro de ensaios, treinamento e cursos geridos pelo grupo. (*com informações de vários sites)

joão caldas

parla

 

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet