CUIABÁ-300

No dia 15, com ingresso social



camerata

A Camerata de Concerto é a celebração da música de concerto mato-grossense. Vem promovendo o diálogo entre o tradicional europeu e a espontaneidade mato-grossense

"Camerata de Concerto" é o produto de excelência dos trabalhos de formação musical em cordas friccionadas do Instituto Fernando Pereira. Dirigida pelo violinista e mestre em Música pela Academia Nacional de Sophia (Bulgária –lesta europeu) Fernando Pereira, desde 2015.

O resultado desse trabalho poderá ser apreciado mais uma vez pelo público mato-grossense.

No dia 15 de março de 2019 no teatro Zulmira Canavarros às 20h, a Camerata de Concerto  realizará uma grande homenagem à Cuiabá. 

O concerto tem classificação etária livre e o ingresso custa dois quilos de alimentos não perecíveis.

Além da Camerata, participam do concerto o Coral do Municipal de Cuiabá, sob a regência de Carlos Taubaté; e mais os integrantes da Orquestra Jovem de Nova Mutum (interior de MT). O evento será a celebração da música de concerto em tributo aos 300 anos de Cuiabá. 

Com repertório diverso, o concerto vai começar com compositor Guerra Peixe em sua música armorial – "Mourão". No segundo momento o violinista diretor do instituto, Fernando Pereira, executará o "Concertino 1972", do compositor alemão radicado brasileiro Ernst Mahle. 

Na sequência, após a interpretação de Holst, em sua "Suíte São Paulo", será o momento da Escola de Música de Nova Mutum, com os integrantes de sua Orquestra Jovem, homenagear a Cuiabá na voz de Mariane Azevedo, interpretando Renato Teixeira em “Romaria”.

Ao final, sob a batuta de Carlos Taubaté, o Coral Municipal de Cuiabá junta-se à Camerata para a execução de cinco grandes composições do cancioneiro popular de Cuiabá. 

A Camerata

A Camerata de Concerto vem apresentando espetáculos e oficinas musicais na capital matogrossense e interior, popularizando repertórios, formando plateias e capacitando artístas para a cadeia produtiva na música da região da baixada cuiabana e entorno. 

O Instituto é responsável pela formação dos maiores artistas nas cordas de arco no estado de Mato Grosso.

Focando sempre à alta performance instrumental, dirigida ao mercado de orquestras e solistas, a Camerata possui uma programação que, desde a sua fundação, destaca-se por ser uma alternativa cultural, e local, de democratização da música. 

Com temáticas como "Sonata", "Rapsódia", "Serenatas" e "Paisagem Sonora", a Camerata leva ao grande público conceitos da música tradicional de concerto ao universo do comum, sendo assim, ferramenta de acesso à arte de forma entretida e despretensiosa.

A Camerata de Concerto pode ser definida como a celebração da música de concerto mato-grossense. Nasce da sua cultura regional, no diálogo entre o tradicional europeu e a espontaneidade mato-grossense. (*com assessoria)


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet