QUE BELEZA

Livro venceu o 2º Prêmio MT de Literatura



rolim

Alexandre Rolim, o autor, é acadêmico do curso de Letras da Unemat desde 2017, no câmpus de Tangará da Serra

Uma notícia fez a festa do "povo do livro de Mato Grosso" ao cair na rede: o livro “Tikare: Alma-de-Gato” (Carlini e Caniato Editorial), do escritor Alexandre Rolim, foi adotado por colégios privados de ensino em Mato Grosso e também é uma das obras selecionadas pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, no Ceará. O autor é acadêmico do curso de Letras da Unemat desde 2017, no câmpus de Tangará da Serra. Lançado pela Editora Carlini & Caniato em 2017, o livro venceu o 2º Prêmio Mato Grosso de Literatura no mesmo ano, na Categoria Revelação.

A expressão aspada no início deste texto, vale lembrar, é coisa do Ramon Carlini, editor que, ao lado de Elaine Caniato, vem emplacando a literatura brasileira produzida em Mato Grosso em espaços dentro e fora das fronteiras estaduais.

tikare

 

A obra de Rolim foi selecionada pelo Colégio Master, na última semana, ao lado de obras de Cristina Campos e Eduardo Mahon, imortais da Academia Mato-Grossense de Letras (AML). “Fazer parte do acervo literário de um colégio referência em educação em Mato Grosso, aparecendo sempre entre os primeiros no ranking do Enem, já é uma honra. Agora, ter a sua obra selecionada ao lado de Eduardo Mahon e Cristina Campos, alguns dos principais escritores de Mato Grosso, os quais são inspiração para mim, é uma honra maior ainda”, destaca.

Além de compor o acervo da escola, o escritor deverá participar de eventos e levar suas experiências literárias aos estudantes. “O colégio sempre convida os escritores para um bate-papo, para oficinas com os alunos e realiza um dos maiores eventos literários do tipo no Estado”, explica.

Rolim participará ao longo dos próximos meses de vários eventos e experiências culturais e literárias no Brasil e na Bolívia. Em Mato Grosso, ele participará de bate-papos na Unemat de Barra do Bugres e Tangará da Serra, e irá compor um grupo de professores e acadêmicos que conhecerão comunidades dos índios Chiquitanos em ambos os países. O autor, que já teve contato com os índios das aldeias Paresi-Haliti, sua cultura, tradições e costumes, traz suas inspirações impressas na obra "Tikare: Alma-de-Gato".

O LIVRO 

De acordo com a editora Carlini & Caniato, "Tikare: Alma-de-Gato” é uma ficção que registra e recupera histórias, mitos e práticas de um povo indígena, os Paresi-Haliti, que vive no imenso Chapadão do Parecis, em Mato Grosso.

A obra que propõe uma reflexão sobre os modos de contato entre indígenas e não indígenas e sobre a necessária garantia de espaço para a vida dessas comunidades. Cumpre a tarefa necessária de formar leitores conscientes da importância da diversidade cultural do Brasil e do mundo. É um livro para todas as idades, mas, em especial, para o público juvenil.

O livro pode ser adquirido no site da editora na internet: https://carliniecaniato.com.br/produto/tikare-alma-de-gato/.


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet