ESPETÁCULO/OFICINA

Através do edital Circula MT



fiu

Peça é destinada às crianças e tem como tema central o amor, que é tratado com pureza, verdade e delicadeza, por ser esse o modo que a criança sente e entende

O Grupo Tibanaré (MT) sai em nova turnê percorrendo várias cidades do Estado, a partir de sexta-feira (26). Através de edital da da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT), leva seu espetáculo “Fiu Fiu – Um encontro entre pássaros”, e mais uma oficina, para sete municípios.

A estreia do espetáculo aconteceu em 2013 e foi um divisor de águas na trajetória do Grupo Tibanaré. A obra vem ganhando espaço no cenário nacional e internacional, marcando presença em festivais, encontros e circuitos culturais. Desta vez, o Tibanaré percorre as cidades de Barra do Bugres (26/04), Nova Olímpia (27/04), Tangará da Serra (28/04), Sorriso (17/05), Matupá (19/05), Santa Rita do Trivelato (20/05) e Peixoto de Azevedo. 

Ao longo da sua trajetória, o grupo percorreu inúmeros municípios de Mato Grosso, sempre com o objetivo de fortalecer, ampliar e descentralizar suas ações, tendo atuações significativas em zonas rurais, ribeirinhas, pantaneiras, assentamento e outros lugarejos possíveis de criar encontros e conexões. A última turnê pelo interior do Estado aconteceu com o cortejo cênico musical "Andarilhos das Estrelas" e, neste ano, tem previsto além de "Fiu Fiu...", a circulação do espetáculo mais antigo da trupe, o “Palhaçando”, também selecionado pelo mesmo edital, porém será executado em junho e julho em cidades diferentes. 

tiba

Jefferson Jarcem, ator e fundador do Tibanaré, vai ministrar as oficinas

A obra é destinada para as crianças e tem como tema central “o amor”, que é tratado com pureza, verdade e delicadeza, por ser esse o modo que a criança sente e entende. No meio de tanta intolerância, as personagens “Passarinhou e Passarinhar”, trazem um campo de identificações, onde os pequenos e também os grandinhos se assemelham com seu dia-a-dia. 

A jornalista Janete Manacá escreveu sobre suas sensações dentro da obra e trouxe uma identificação afetiva valiosa: “Os rumos do amor, tão dito e tão pouco sentido e vivenciado em nossos dias, têm nos causado espanto e temor. De repente, dois pássaros nos dão uma sublime lição de afeto e amor, mas com inocência, verdade e simplicidade. Cala a nossa voz e faz reverberar nossa respiração. Por certo, isso só acontece quando somos tomados pela magia de sentimento tão sublime como o amor”.

O diretor e ator do espetáculo Jefferson Jarcem comenta que a circulação pelo interior e até mesmo apresentações feitas em Cuiabá, vem como um frescor para os trabalhos, “Estamos constantemente nos apresentando fora do Estado e isto vem fortalecendo nossa identidade como grupo. Somos trabalhadores, vivemos da nossa arte e a cada viagem ficamos impressionados com as pessoas que entendem, fortalecem e dão sentido para a nossa missão como grupo. Quando temos uma oportunidade de circular em nosso território, ficamos empolgados, sentimentais e celebrativos, pois os nossos sotaques serão fortalecidos neste espaço de partilha, pois a minha direção sempre está contaminada pela minha cuiabania, baixada e interior de Mato Grosso”. 

Para fortalecer a circulação, ampliando os profissionais e o número de cidades atendidas, o grupo agregou parceiros que valorizam as ações continuadas na aérea cultural e artística: Projeto Doce Vida, da Barralcool de Barra do Bugres, Prefeitura de Nova Olímpia, junto com o departamento de Cultura e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Prefeitura de Tangará da Serra, junto com a Secretaria de Turismo e Departamento de Cultura, Prefeitura de Sorriso, junto com a Secretaria de Educação e Cultura e Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, Prefeitura de Matupá junto com a Secretaria de Cultura e Prefeitura de Santa Rita do Trivelato junto com a Secretaria Municipal de Educação. 

Oficina

Com duração de quatro horas, a oficina “Oficina Ponto de Partida: Organicidade do Ator/Bailarino", será ministrada pelo ator e fundador do grupo, Jefferson Jarcem. É destinada a grupos com idade mínima de 15 anos e são oferecidas 20 vagas. 

Para se inscrever, os interessados devem enviar e-mail para tibanareproducao@gmail.com informando Cidade, Nome Completo, RG e Telefone. As inscrições são gratuitas e serão atendidas até o preenchimento das vagas. (*com assessoria)

Mais informações sobre a oficina e o espetáculo - Whatsapp: (65) 98449 0919 (Produção) 

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet