PONTOS DE CULTURA

30 instituições serão contempladas



pontos

 

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) lançou edital da rede de Pontos de Cultura para contemplar 30 instituições culturais sem fins lucrativos com prêmios de R$ 30 mil para cada uma. As inscrições estão abertas até 10 de julho, e as informações sobre requisitos, cronograma e classificação podem ser acessados em link ao final desta matéria.

“Os Pontos de Cultura são organizações que articulam e impulsionam projetos culturais nas comunidades onde atuam. Eles compõem uma rede horizontal, que é imprescindível para o exercício do direito à cultura”, destaca o secretário Allan Kardec. Ele acrescenta que, por reconhecer esse papel de democratização e articulação social dos Pontos de Cultura, a Secel priorizou o lançamento do edital neste primeiro ano de gestão. “As instituições contempladas irão levar as iniciativas aos municípios e, assim, garantir o acesso de bens e serviços culturais para diferentes regiões do Estado”.

Para participar, as instituições precisam comprovar pelo menos três anos de experiência em atividades culturais no Estado relacionadas com as ações previstas na Política Nacional de Cultura Viva, conforme a Lei nº 13.018/2014. Além disso, os projetos inscritos deverão integrar a uma das seguintes áreas: Cultura e Meio Ambiente, Culturas Populares e Tradições, Cultura LGBTQIA, Culturas Negras, Povos e Comunidades Tradicionais de matriz africana, Culturas Indígenas, Territórios e Memória, Patrimônio Cultural, Cultura e Infância, Bibliotecas Comunitárias, Culturas surdas, Cultura e acessibilidade, Cultura e Educação, Cultura Digital, Cultura e Comunicação, Cultura de Gênero, Cultura e Direitos Humanos e Cultura e grupos e comunidades étnicas.

Ao todo, serão investidos R$ 900 mil de recursos financeiros da Política Nacional de Cultura Viva a fim de fomentar o reconhecimento, articulação e fortalecimento da Rede Cultura Viva em Mato Grosso. O edital prevê que 60% dos projetos contemplados sejam do interior do Estado, e 40% da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger, Acorizal e Chapada dos Guimarães).

A Rede de Pontos de Cultura de Mato Grosso foi iniciada em 2009 por meio de convênio com o Ministério da Cultura. Aproximadamente 30 municípios mato-grossenses são atendidos pelos projetos  contemplados em editais de 2009 e 2016, além dos Pontos de Cultura que aderiram à rede de forma voluntária conforme prevê a Lei da Política Nacional de Cultura Viva. (*da assessoria da Secel)

LINK EDITAL

http://www.cultura.mt.gov.br/-/11861002-edital-pontos-de-cultura-2019

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet