FOLHAS EVOCATIVAS

160 textos sobre Cuiabá, vários temas



marcos lopes

dorileo

O autor define sua obra como oferta despretensiosa para leitura crítica de quantos tolerarem prender a atenção a assuntos havidos

Benedito Pedro Dorileo, autor literário com atuação em várias áreas, lança, no próximo sábado (15) seu décimo livro: "Folhas Evocativas" (Entrelinhas Editora). A publicação chega ao público na Casa Barão de Melgaço, prédio histórico que abriga a Academia Mato-grossense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de MT, instituições que o escritor integra.

A partir das 16h do sábado, Dorileo e sua família vão receber os convidados para o lançamento. 

folhas

A ilustração da capa é do arquiteto Moacyr Freitas, com um desenho do Cais do Porto de Cuiabá, soterrado em 1948

“Folhas Evocativas” é uma obra de muito fôlego. Com 528 páginas, apresenta 160 textos sobre Cuiabá, nos quais, estão presentes temas como educação, história, literatura, direito, justiça, língua portuguesa, civismo, poluição sonora, política, religião e crônicas. As áreas do conhecimento e das artes são várias e diversificam o conteúdo da obra.

A capa do livro é ilustrada pelo arquiteto Moacyr Freitas, com um desenho do Cais do Porto de Cuiabá, soterrado em 1948. Freitas, como artista, está entre os que mais registraram a história, os casarões e paisagens urbanas de Cuiabá, além de ter grande contribuição como arquiteto urbanista para a fisionomia de Cuiabá, hoje.

“Esta obra não é uma grinalda de flores escolhidas, coexistem crônicas e artigos variegados. Pode, entretanto, trazer liame de abordagem para assuntos referentes à eterna Capital mato-grossense, a Cidade Verde de Dom Aquino Corrêa – a Cuiabá dos 300 anos, em 2019, minha terra natal", destacou Benedito Dorileo sobre o novo livro.

O autor também informou que o incentivo de pessoas amigas e de leitores novos resultou em compendiar alguns textos editados nos últimos tempos, mas estão nem tudo que ele andou publicando, assim como, textos mais antigos, produzidos na sua iniciação, não estão presentes.

"É mais coletânea do que florilégio, mais seleta do que antologia – de maneira muito simples. Assim, em ligeiro esforço, tentando afivelar resultados complexos de combinações, sobressai esta oferta despretensiosa para leitura crítica de quantos tolerarem prender a atenção a assuntos havidos”, acrescenta ele.

Todo o valor da venda do livro "Folhas Evocativas" será destinado às ações sociais do Hospital de Câncer, em Cuiabá.

Sobre o autor 

Benedito Pedro Dorileo é advogado, político, professor, especialista em Direito Educacional, reitor da UFMT (o segundo, sendo o primeiro eleito diretamente pela comunidade universitária, em 1982, no país), historiador e escritor. 

Nasceu em Cuiabá, no dia 10 de dezembro de 1934. Publicou os livros: "Miçanga" (1971), "Egéria Cuiabana" (1976), "Universidade, o fazejamento" (1978), "Pensar para fazer" (1984), "Centenário da Egéria cuiabana" (1995), "Nomeação de reitor" (1996), "Cholo" (2003), "Ensino Superior em Mato Grosso" (2006) e "Zulmira Canavarros, a Egéria cuiabana" (2016). (*com assessoria)

 

 

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet