FESTIVAL VARILUX

Sessões gratuitas às 18 e 20 horas



boas

"Boas Intenções" (Gilles Legrand, 2018, comédia dramática, 12 anos)

Termina no próximo domingo (16), no Sesc Arsenal, o Festival Varilux de Cinema Francês que, pela quarta vez premiou Cuiabá, com a exibição gratuita de filmes recentes da cinematografia francesa, além de um clássico. 

Pra quem ainda não foi, ainda restam dois dias. Mais quatro filmes em cartaz e as sessões acontecem às 18 e 20 horas.

“Boas Intenções” (Gilles Legrand, 2018, comédia dramática, 12 anos) abre as sessões do sábado. Destacam-se no elenco Agnès Jaoui, Alban Ivanov, Tim Seyfi, entre outros.

O filme traz como personagem central Isabelle, mulher sempre envolvida em uma série de trabalhos humanitários e causas sociais. Ela atua como professora de francês para imigrantes. Ao descobrir que seus alunos, na realidade, precisam de uma licença de habilitação, ela decide ajudá-los a passar na prova. Ao mesmo tempo, precisa lidar com a própria família que reivindica mais atenção.

No jornal Le Parisien, foi registrada (trecho) a avaliação: “Sempre muito precisa, Agnès Jaoui traz muito humor e ternura para seu personagem. E o filme faz refletir com sutileza sobre as contradições entre nossas convicções, nossos modos de vida e nossos atos.” 

deus

"Graças a Deus" (François Ozon, 2019, drama, 14 anos),

Também no sábado, às 20h, tem “Graças a Deus” (François Ozon, 2019, drama, 14 anos), com os atores Melvil Poupaud, Denis Ménochet, Swann Arlaud, entre outros.

Na história, Alexandre, pai de familia, descobre, por acaso, que o padre que abusou dele enquanto era escoteiro ainda prega junto às crianças. Ele inicia, então, um combate, ao qual se juntam, rapidamente, François e Emmanuel, também vítimas do padre, para “liberar a palavra” sobre o que sofreram e criam um grupo de apoio para aumentar a pressão na justiça por providências.

O filme conquistou o Urso de Prata no Festival de Berlim 2019. Tem como base a história real que conduziu à condenação do cardeal francês Philippe Barbarin.

Pierre Charpilloz, no Bande à part, escreveu: “Por meio de um fato da atualidade, François Ozon faz, ao mesmo tempo, um grande filme político, incitando a grandes questionamentos da sociedade e um retrato muito justo de homens frágeis, mas nunca fracos.”

livres

"Finalmente Livres" (Pierre Salvadori, 2018, comédia, 14 anos),

Filmes de domingo

Às 18h será exibido “Finalmente Livres” (Pierre Salvadori, 2018, comédia, 14 anos), cujo elenco é encabeçado por Adèle Haenel, Pio Marmai, Audrey Tautou, Damien Bonnard.

Na sinopse, Yvonne, jovem inspetora de polícia, descobre que o marido, o capitão Santi, herói local morto em combate, não era o policial corajoso e íntegro que ela pensava, mas um verdadeiro bandido. Determinada a reparar os erros cometidos por ele, Yvonne cruza o caminho de Antoine, injustamente preso por Santi durante oito longos anos.

“O equilíbrio sutil entre filme de gênero e divertimento atinge a quase perfeição.” Escreveu o crítico Baptiste Roux, no Positif. 

prof

"O Professor Substituto" (Sébastien Marnier, 2019, suspense, 14 anos)

E fecha o Varilux 2019, às 20h do domingo, “O Professor Substituto” (Sébastien Marnier, 2019, suspense, 14 anos). No elenco destacam-se Laurent Lafitte, Emmanuelle Bercot, Pascal Greggory.

Narra os eventos em torno de um professor, de respeitado colégio, que se joga da janela sob os olhares assustados de seus alunos. Seis deles não demonstram sentimento algum. Pierre, o professor substituto de francês, rapidamente nota o comportamento estranho deste grupo de seis alunos, que são extraordinariamente inteligentes e admirados por todos os professores. Da curiosidade à obsessão, Pierre tentará descobrir o segredo destes jovens.

“Um conto inteligente e angustiante no limite dos gêneros, que reflete a preocupação cada vez maior da juventude diante de um futuro incerto e de um mundo que parece em perigo. Após Irrepreensível é a confirmação de que Sébastien Marnier é um diretor a ser acompanhado.” Registro no Ecran Large do crítico Geoffrey Crété. (*com assessoria)

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet