OFICINAS DE ARTE

Opção bacana para as férias escolares



cris

 

Neste mês de julho cai bem uma programação divertida para as crianças que estão de férias. E é isso que garante a arte-educadora Cristiane Almeida, coordenadora do projeto "Pedra Papel e Tesoura", que promove atividades de Oficinas de Arte para crianças. Projetado para  estimular a criatividade, o gosto pela arte, aliados a momentos de muita diversão, a iniciativa promete. 

As propostas pedagógicas destas oficinas também possibilitam a conscientização ambiental, por meio da reutilização de materiais recicláveis, o contato com a argila e fibras naturais, e até mesmo na reprodução artesanal dos bichos do Pantanal. A programação é bastante diversificada, específica para atender crianças acima de 7 anos de idade. 

As atividades

No dia 15 de julho acontece a Oficina de Papietagem, que consiste na aplicação de diversas camadas sobrepostas de jornal e revistas que, coladas sobre uma base, depois de seca, forma uma estrutura firme. Por meio desta técnica, as crianças vão experimentar ensinamentos em torno de um importante contexto contemporâneo, relacionado aos cuidados com o meio ambiente.

Em 16 de junho tem vez a Oficina de Stencil, técnica utilizada atualmente nas artes urbanas, muito apreciada pelos jovens. É também ferramenta de criação para estamparia em roupas e objetos de decoração.  Nesta atividade, as crianças criarão desenhos, moldes vazados e confeccionarão estampas em suas próprias camisetas.

Na tarde de 17 de julho acontece a Oficina de Escultura em Argila. A escultura é uma das formas de expressão mais antigas da humanidade. Sua prática estimula a percepção estética tridimensional. O contato com a argila possibilita a sensibilidade e a criatividade. Nesta atividade, as crianças conhecerão algumas esculturas e farão experiências de modelagem, com suas próprias mãos. 

Prossegue a programação com a Oficina de Papel Reciclado, no dia 18 de julho. Nela, será trabalhada a consciência ambiental e a reflexão sobre a redução do consumo. As crianças farão o processo de reaproveitamento de sobras de papel e fibras vegetais, ao rasgar, triturar, preparar a massa e confeccionar novas folhas de papel, para futuras criações artísticas.

Para encerrar a semana, em 19 de julho faremos a Oficina de Customização, onde as crianças soltarão a imaginação, criando luvas, máscaras e assessórios de seus super-heróis preferidos, reutilizando camisetas, papel, tintas e outras possibilidades. Esta atividade lúdica despertará a criatividade, no criar e recriar de brincadeiras divertidas.

As oficinas acontecerão entre os dias 15 e 19 de julho, no Espaço das Artes da Clínica Medicina e Bem Estar, no período da tarde, com a duração de 03 horas. A aquisição dos ingressos pode ser feita antecipadamente no local, de forma individual (por oficina) ou no pacote promocional com as cinco tardes, que darão direito aos materiais básicos e ao lanche da criança. 

As vagas são limitadas e antecipar a participação garante a vaga. Para mais informações está disponível o site www.pedrapapeletesoura.com.br. Para saber como se inscrever podem ser acessados os telefones (65) 3358-9470/98114-8896.

Sobre a instrutora:

Cristiane Carolina de Almeida Soares é arte-educadora-ambiental, professora do ensino fundamental e médio, graduação e pós-graduação. Trabalha há mais de 20 anos com produção e facilitação de cursos de artesanato e artes plásticas. É bacharel em Comunicação Social, com licenciatura em Artes Visuais, pós-graduada em MBA - Gestão de Marketing, mestra e doutoranda em Educação. Coordena o projeto de arte Pedra Papel e Tesoura e faz parte do GPEA-UFMT (Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte). (*com assessoria)

cris

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet