LIVRO/LANÇAMENTO

Janete e a poética da inquietude



fred gustavos

janete

O livro retrata retalhos de memórias guardados no percurso da existência de Janete, do alvorecer ao entardecer

A poetisa, Janete Manacá lança na próxima quarta-feira (4) o seu novo livro de poesias "Sinfonias do Entardecer".  Ela vai autografar seu rebento literário a partir das 19h, no espaço da Choperia do Sesc Arsenal.

Este é seu quarto livro de poesia. Além deste, estão previstos, ainda, o lançamento de mais três livros: "Extasiada de Infinitos" (poesia), "Tecelã de Memórias" (narrativas) e "Valentina a Menina que brinca com o vento" (infantil). 

A fertilidade criativa da autora impressiona. Em 2018 lançou os livros: "Deusas Aladas", "A Última Valsa" e "Quando a vida Renasce do Caos". O lançamento dessas obras foi reportado pelo tyrannus, confira em http://www.tyrannusmelancholicus.com.br/noticias/10769/no-sesc-arsenal-dia-23-de-maio .

janete

Obra traz ilustrações de Elis Souza Rockenbach, com prefácio de Doriane Azevedo

"Sinfonias do Entardecer" conta com 7 abordagens poéticas: Sagrados momentos, Sublimes sentimentos, Desejos resplandecentes, Memórias vivas, Noite escura, Passagem do tempo e Enfim plenitude. A capa e ilustrações são da ilustradora Elis Souza Rockenbach, com prefácio da Arquiteta e Urbanista, Doriane Azevedo.

O livro retrata retalhos de memórias guardados no percurso da existência de Janete, do alvorecer ao entardecer. Com estes retalhos poéticos cada pessoa é convidada a refazer a trajetória e tecer a sua própria travessia.

“Em uma atitude-inspirada, a mim, só resta conclamar a todos dessa sua, nossa... 'Tribo planetária'... que queiram viajar pelos lugares-poéticos...Desnude(m) a alma!... pois a hora é de despertar... reunir nossos talentos... e em energia amorosa, o planeta transformar!...”, escreve Doriane.

"Mas Janete Manacá não nos presenteia apenas com sua poesia, uma (sublime) Sinfonias do Entardecer... é sempre o anúncio (e o convite) para 'tecer[mos] as linhas sagradas' das [nossas vidas] neste  novo  alvorecer!”, conclui Doriane.

Sobre a autora

Janete Manacá é atriz, escritora e poetisa, autora dos livros: "Deusas Aladas", "A Última Valsa" e "Quando a Vida Renasce do Caos". Participou também da Coletânea Sete Feminino de Luas e Marés com 30 mulheres brasileiras. Autora da coluna mensal “Olhares sobre a cidade” da Revista Centro Oeste de 2016 a 2017. Autora dos Projetos: Sala Zen, Bate Papo Zen, Tempo de Amar e Parto poético, na Gerência-Executiva do INSS em Cuiabá/MT de 2005 a 2011. 

Atualmente é integrante do Coletivo Literário Maria Taquara – Mulherio das Letras/MT e Parágrafo Cerrado. É bacharel em Serviço Social, Comunicação Social e Filosofia, com especialização em semiótica da cultura pela UFMT. (*com assessoria)

 

SERVIÇO

O QUE: Lançamento do livro de poesia "Sinfonias do Entardecer", de Janete Manacá
QUANDO: quarta-feira (4), 19 horas
ONDE: Choperia do Sesc Arsenal

Segue um poema do livro

Senhora de indecifrável azul

Senhora de intraduzível beleza
Saúdo-a sob a força da lua cheia
E bailo contigo sobre as ondas do mar

Permita que sejam abundantes
As águas do meu mar interior
E que eu possa navegar com serenidade

Senhora de indecifrável azul
Revigora meus dias nesta terra
E ilumina as estradas da minha existência

E se algum dia de tristeza eu chorar
Toma-me no colo, lava-me de todo o mal
E fortalece o desejo de eternamente te amar

Senhora de múltiplas e iluminadas faces
Quando o fim da minha vida chegar
Que seja a luz dos seus olhos a me iluminar

Que as águas do meu corpo possam se misturar
À multidão infinita do seu celeste e reluzente mar
E após a travessia quero ao seu lado repousar 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet