NESTA SEGUNDA

Após reforma, museu é reaberto



ab

Uma exposição das Máscaras Indígenas Waurá, confeccionadas durante a festa Atujuwá, é uma das atrações da reabertura do museu

O Museu Casa Dom Aquino é reaberto ao público nesta segunda-feira (7), às 9h, após passar por reforma.  Os visitantes poderão conferir o acervo da instituição, e também terão acesso à uma exposição de máscaras indígenas preparada especialmente para a ocasião. Além disso, o público terá acesso ao Café Dom Aquino, uma loja de artesanatos e a reserva técnica da instituição.

O horário de funcionamento do Museu é de terça a sábado, das 8h às 18h,  com visita guiada; e aos domingos, sem visita guiada, das 8h às 12h.

A grande atração da reabertura do museu é a exposição das Máscaras Indígenas Waurá, confeccionadas durante a festa Atujuwá, um ritual da tribo Waurá, localizada no Parque Indígena do Xingu. As máscaras foram doadas ao Museu pela Archaeo Pesquisas Arqueológicas, e a exposição é patrocinada pelo Grupo Terna Brasil.

O Museu é gerenciado pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS) juntamente com a Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso e tem como parceiros o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Ministério da Cultura, Grupo Terna e as Usinas Hidrelétricas (UHE) Sinop e São Manoel.

Situado num local de grande valor histórico para Mato Grosso, com expressiva arquitetura e extensa área externa, a reabertura do museu é ótima notícia para o público. É um local agradável que conta com rico acervo e gerenciado pela Ecoss, uma organização plenamente capacitada técnica e administrativamente, para desenvolver atividades científicas e culurais. 

É lamentável que, ao longo de sua trajetória, o Museu Casa Dom Aquino venha enfrentando dificuldades para manter suas portas abertas, principalmente, devido a má gestão pública dos governos de Mato Grosso, no que se refere às ações e investimentos culturais. Tem sido sempre assim, entra governo, sai governo, o tratamento destinado ao setor, apesar de Mato Grosso ter uma cultura diversa e secular.    

museu

O Museu de História Natural Casa Dom Aquino está situado na avenida Beira Rio, nº 2000, bairro Dom Aquino, em Cuiabá

Sobre o espaço 

A Casa Dom Aquino foi construída em 1842 na beira do rio Cuiabá e, desde 2006, abriga o ‘Museu de História Natural Casa Dom Aquino’, com exposição permanente de Arqueologia e Paleontologia. As peças da exposição, como fósseis de animais já extintos, representam a evolução biológica através das eras geológicas e arqueológica. Além disso, há artefatos produzidos pelo homem desde a pré-história até os dias atuais. Os principais itens são os fósseis da preguiça e tatu gigante, dinossauros, animais marinhos e peças cerâmicas.

O Museu Casa Dom Aquino está localizado na Avenida Beira Rio, nº 2000, bairro Dom Aquino, Cuiabá (MT). (*com assessoria)

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet