OBRA DERRADEIRA

"Meus começos e meu fim"



nirlando

 

Há pouco mais de um mês, saiu de cena Nirlando Antonio Lacerda Beirão, um jornalista e escritor brasileiro que, em 2016, foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa. Teve uma brilhante trajetória como jornalista e deixou vários livros. 

O foco desta matéria é, principalmente, seu último livro , "Meus começos e meu fim" (Companhia das Letras), lançado em 2019. Uma autobiografia onde Nirlando  registra seu processo de debilitação física e ao mesmo tempo revisita a história de um grande segredo familiar. Uma prosa corajosa e pungente, sem concessões, um testemunho de fidelidade ao humor e de amor à vida. 

A situação de confronto com a proximidade do fim, que um dia acomete a todos nós, provocou ao jornalista o ímpeto de registrar em prosa a rápida evolução da doença e também avivou seu antigo projeto de escrever a história do amor secreto de seus avós paternos.

É esse o conteúdo do livro, sobre o qual, escreveu Drauzio Varella: "Os textos de Nirlando Beirão sempre estiveram entre os melhores do jornalismo brasileiro. Neste livro, ele reúne histórias do passado para confrontá-las com as adversidades enfrentadas por alguém com uma doença que impõe debilidade muscular progressiva, com graves limitações físicas. O resultado é uma reflexão profunda sobre o significado e a fragilidade da existência humana." 

Em "Meus começos e meu fim", o passado familiar se mescla aos duros desafios das vivências do momento. Como se falar de um amor proibido e corajoso pudesse impedir qualquer acesso de autocomiseração.

Biografia

A comunicação esteve cravada ao longo da sua vida inteira. Era casado com a jornalista Marta Góes, pai de uma filha de seu primeiro casamento, Júlia Beirão, e padrasto dos também jornalistas Maria Prata e Antônio Prata.

Iniciou a carreira no Jornal Última Hora, no Rio de Janeiro, em 1967. Participou do lançamento das revistas Caras (SP), IstoÉ (SP), Senhor (SP), Forbes Brasil (SP) e Wish Report (SP). Foi editor de Política e Geral de Veja (SP), editor de Cultura e correspondente em Nova York (EUA) de IstoÉ (SP), titular da coluna Galeria de O Estado de S. Paulo, editor de Playboy (SP) e correspondente – em São Francisco (EUA) – e titular da coluna Estilo de Carta Capital (SP).

Além disso, Nirlando foi colunista do Jornal O Tempo, de Belo Horizonte, e do Jornal da Record News, do qual se desligou em 2017.

Seu legado pode ser conferido em livros como "América: Depoimentos", "Caminho das Borboletas: Meus 405 dias ao lado de Ayrton Sena", "Corinthians: É Preto no Branco" e "Original: Histórias de Um Bar Comum", entre outros. (*com informações de vários sites)

nirlando

Nirlando Antonio Lacerda Beirão (1948-2020) foi um jornalista e escritor brasileiro

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet