PEE WEE

Realizador de projetos audiovisuais



pee wee

"O maior exemplo de cinéfilo que eu já tive, verdadeira inspiração pra mim" (Aline Wendpap, sobre Pee Wee)

O Cineclube  Coxiponés da UFMT lamenta a partida precoce de Evandro Birello (1978 -2020), que saiu de cena nesta quinta-feira (13). Mais conhecido entre pessoas próximas e amigas como Pee wee (ou Piuí), foi estudante do Curso de Comunicação Social da UFMT, onde teve passagem brilhante, mobilizando amigos, colegas e professores em torno de projetos audiovisuais que criou e participou.

Desde novembro do ano passado, Evandro trabalhava como técnico de produção audiovisual, na UFMT. Ele já tinha sido designer, professor em universidades particulares da Capital e atuado na assessoria do Governo. Também colaborou com filmes e projetos de fotografia. 

Evandro Birello de Lima foi aluno do curso de Comunicação Social, habilitação Radialismo, entre 1999 e 2001, mas ele já estudava Engenharia Elétrica na UFMT e durante um período de greve da universidade descobriu a vocação na área. Estes detalhes estão no livro “Somos todos COS! História do movimento estudantil de Comunicação Social da UFMT”, da jornalista Celly Alves Silva, que entrevistou Birello em 2013. Além de ativista do audiovisual, Birello tinha experiência como músico. 

Pee Wee foi vítima do coronavírus, no Hospital de Referência, o antigo Pronto-Socorro de Cuiabá, na manhã desta quinta-feira (13). O comunicador estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entubado e respirando com ajuda de aparelhos.

São de Evandro o roteiro e a direção do memorável "Passa na semana que vem", média-metragem produzido como Trabalho de Conclusão de Curso que mostra as agruras vividas por um estudante em vias de se formar no curso de Radialismo para conseguir o tão sonhado emprego na área. 

Evandro participou, em diferentes ocasiões, de conversas e bate-papos promovidos pelo Cineclube Coxiponés em torno de "Passa na semana que vem", que foi premiado na MAUAL e, em versão reduzida, no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, ambos em 2004.

Aline Wendpap, diretora de elenco de "Passa na semana que vem" enviou uma mensagem sobre essa experiência ao lado do amigo Pee Wee: "Conheci Evandro Birello, ou melhor, Pee Wee, ainda como caloura de Radialismo. O maior exemplo de cinéfilo que eu já tive, verdadeira inspiração pra mim. No ano de 2003 fui convidada para compor a equipe 'mega power' do filme 'Passa na semana que vem', marco histórico do curso de Comunicação Social da UFMT, que arrebatou o público e a crítica dos festivais por onde passou. Em 2013, eu e André Ferreira fizemos um tributo à Evandro e ao 'Passa na semana que vem', com a produção 'Passa na Semana que vem: 10 anos depois'. Além disso, no contexto do projeto CineCos, produzimos dois vídeos com Evandro, um em que ele conta sobre suas produções anteriores como aluno do curso e outro especial, só sobre o 'Passa na semana que vem'. Saudades, Pee Wee!". (*com assessoria e informações de vários sites)

pee wee

"Passa na semana que vem" foi premiado na Maual e no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá em 2004

Links para rever Pee Wee

Evandro Birello fala sobre alguns de seus vídeos
https://www.youtube.com/watch?v=w586kQXMkSo

CineCos especial: o clássico "Passa na semana que vem"
https://www.youtube.com/watch?v=gWliEsZUwuY&t=56s

Passa na semana que vem - o making of
https://www.youtube.com/watch?v=D59bAFA0f00

Passa na semana que vem
https://www.youtube.com/watch?v=EaSoxrEeoZ4


Voltar  

Agenda Cultural

  • Em Cartaz:
  • Live `Salve d Pantanal'
  • Dia: 24 de setembro
  • Local: redes sociais do Cine Teatro Cuiabá
  • Informações: no link
Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet