EVENTO VIRTUAL

3º Contos do Mato, de terça a domingo



contos

Professoras da rede de ensino de MT mostram o que aprenderam no curso "Seja um contador de histórias"

Setembro começa com boas novas, trazendo para o universo virtual o 3º Contos do Mato - arena literária 300 anos. Respeitando as normas de segurança sanitária e oferecendo programação cultural neste período de isolamento o evento tem pelo menos 100 participantes e colaboradores que, espalhados pelo Brasil, trazem as diversas facetas da diversidade brasileira. A programação traz atividades para todas as idades e foi remodelada para o ambiente virtual, devido a impossibilidade de ser realizada presencialmente. 

Quem quiser acompanhar as histórias narradas, encontro com escritores e editores de Mato Grosso, palestra com a escritora carioca Ana Claudia Ramos e shows com as bandas Tchá Por Deus e o Slam Despejo, já pode se ligar nas redes sociais facebook, instagram e youtube, que abrigarão as atividades do 3º Contos do Mato - Arena literária 300 anos. É importante lembrar que a programação está no horário de Mato Grosso e não o horário de Brasília.  Nesta terça-feira a noite acontece o grande show de abertura do evento, com a banda ¡Tchá Por dios! a partir das 20h (horário de Cuiabá). 

contos

Alicce Oliveira, conhecida pelo público pela sua dedicação à narração de histórias e a formação de novos leitores

Professores contam histórias online

Professores da rede de ensino de Mato Grosso, em especial do município de Cuiabá,  também irão estrear nas telinhas, contando histórias que são resultado do curso seja um contador de histórias, realizado pela organizadora do evento Alicce Oliveira. a Mostra de narrativas acontece no dia 05 de setembro às 9h. Alicce já é conhecida pelo público pela sua dedicação à narração de histórias e a formação de novos leitores. Para a professora Regiane Goulart Maranhão da Silva esta foi a melhor experiência de aprendizado que teve. "Quando nos encontramos diante de um desafio precisamos enfrentá-lo , tudo é experiência. Foi tudo muito gratificante!", explica.  

A professora Eli Benedita da Silva Rodrigues, começou o curso em março, deslocando-se todo sábado do município de Acorizal para a capital Cuiabá. Ela conta que foi muito surpreendente. Explica que gostaria que fosse presencial. "Todos os sábados agente pegava estrada cedinho somos do interior mais com grande emoção que íamos, conhecemos a professora Alice linda e maravilhosa gente fina de grande caráter pessoa muito surpreendente", frisa emocionada. Porém, ela cita que o virtual é algo novo e quebrou o tabu de quem tem muito medo das câmeras. "No final das contas valeu mais valeu muito o nosso esforço com a graças de Deus mais não tem nada igual como cara a cara você vendo as pessoas", finaliza.

contos

Keydson Costa, do Pará, vai apresentar histórias africanas

Mercado editorial em movimento

O projeto aprovado em edital Municipal FUNDO/2019 de Cuiabá pretende, através das diversas conversas com escritores locais, problematizar o fomento, produção e distribuição de livros no estado. Dentre os participantes estão nomes conhecidos na literatura regional como Neusa Baptista,  Maria Teresa Carrión Carracedo,  Lívia Bertges, Caio ribeiro, Angela coradini, Daniela freire, Santiago Santos  Niara Terena,   Waldinéia Ribeiro,  Rommel Kunze, Eliane Quinhone,   Wuldson Marcelo, Lucas lemos, Eduardo ferreira, Vinícius carvalho pereira,  Lucinda Persona, Aclyse de mattos,  Ivens Scaff ,  Lorenzo Falcão e Anna claudia Ramos (RJ). As atividades são ao vivo e terão a interação com o público que poderá realizar perguntar aos participantes. E a escritora carioca Ana Claudia Ramos, fala da formação do escritor à mediação de leitura às 19h30 do dia 5 de setembro.

O desafio do teatro lambe lambe e um piquenique literário online

A adaptação da programação exigiu dos artistas novas práticas. Este é o caso do Piquenique Literário realizado por  Natália Górtz, moradora da cidade de Lucas do Rio Verde - MT e do Coletivo Caixas no caminho, de Cuiabá. 

Natália, é professora, contadora de histórias e iniciou sua formação em uma das oficinas oferecidas por Alicce Oliveira, e agora integra a programação lúdica do evento. Também estarão em atividades diárias o coletivo Caixas no caminho, fundado em 2016. Participam do coletivo as atrizes Thereza Helena, Juliana Grazela, Millena Machado e Carolina Argenta. Essas quatro artistas encontraram no intimismo e na imersão do Teatro LambeLambe o formato ideal para transformar suas ideias em experiências únicas de troca com o público. 

contos

A diversidade marca as histórias narradas pelos artistas

Espetáculos narrativos, Maratona de histórias e show de encerramento

Os espetáculos narrativos reúnem nomes de todo o país. Iniciam no dia 02 de setemtro às 9h e segue até o dia 04/09 às 19h. Eles  tem horário para estrear nas redes sociais instagram, facebook e youtube, mas depois ficarão disponíveis para o público. Participam das atividades: Cia Malas Portam (SP), Cia Mapinguary (SP), Danilo Furlan (PR), O tapete voador (PE), Jujuba & Ana  (RJ), Keydson Costa (PA), Maurício Ricardo (MT), Theatro Fúria (MT), Vinícius Rangel (MT).

No último dia (06)  a Umanos Editora realiza uma oficina de Escrita Criativa e às 17h30, uma Batalha de Poesia comandada pelo Núcleo De Slam (MT). Slam é uma  onomatopeia utilizada no inglês pra representar algo como um bater de palmas, e é o nome dado as batalhas de poesia que ganharam o mundo. Textos que falam de temáticas diversas, ganham um notório espaço no contexto das cidades brasileiras e chegam ao Contos do Mato, reunindo pessoas que atuam neste segmento em Cuiabá. 

Encerrando as atividades, acontece a Maratona de Histórias às 19h, onde os artistas se despedem do público. O Contos do Mato Conta com a parceria institucional de várias entidades, como a UFMT, IFMT, UNIC, Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça, Sesc Arsenal e Umanos Editora. (*com assessoria)

contos

Bruna Peixoto, do grupo O Tapete Voador (PE)

SERVIÇO: 

O QUE: Contos do Mato - arena litéria 300 anos
QUANDO: 01 a 06 de setembro de 2020
ONDE: Redes sociais do projeto - 
Youtube: https://www.youtube.com/c/ContosdoMato
Facebook: https://web.facebook.com/contosdomato
Instagram: #contosdomato    @contosdomato
PROGRAMAÇÃO: no site https://contosdomato.com.br/

contos

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet