CINEMA NEGRO-MT

Filmes até domingo (13) na web



negro

 

A partir deste domingo (6), às 19h (MT), estarão compartilhados na internet, no site do Coletivo Quariterê, os filmes selecionados para a 5ª Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso. Através do endereço http://quaritere.com.br/ o público pode assistir e também votar, valorizando o júri popular.

O público tem até o dia 13 de setembro, às 19h (MT), para assistir e votar nos audiovisuais que serão compartilhados. 

O júri nesta edição é composto exclusivamente por mulheres negras. Neste ano, a temática da Mostra é Sobre(vivência). Foi escolhido esse tema para evocar a resiliência do povo negro. Dessa forma, nada melhor que MULHERES NEGRAS para escolherem os vencedores das categorias desse ano. 

A organização da Mostra enfatiza que estamos dentro de um sistema que cada vez mais coloca a negritude e a arte como inimigas. O cinema negro no Brasil tem, desde seu nascimento, a força motriz do antiepistemicídio, do antirracismo e da construção de novas potências de viver. 

michelly

Michelly Thomaz

O conceito da Mostra salienta, ainda, que "sobrevivemos sabendo que nossos corpos e ideias são os alvos, buscando na ancestralidade os exemplos para (re)construir nossas histórias e (sobre) viver às dificuldades".

Confira o júri desse ano da Mostra

Angela Maria : Ifádayíìsi (Angela Maria dos Santos), doutora em Educação. Professora, Pedagoga e graduanda em Sociologia. Especialista e Pesquisadora sobre Relações Raciais na Sociedade Brasileira, Educação Escolar Quilombola e Cultura Afro-brasileira. É quilombola e militante das causas da população negra. Iniciada na ??sìn Òrì?à ìbíl?? (ReligiãoTradicional Yorùbá), sendo Yanifá (Sacerdotisa do Culto ??rúnmìlà/Ifá) e Sacerdotisa no Culto ao ???un.

Ana Maria Araújo: Publicitária há 20 anos, Gestora de contas Públicas e Privadas, especializada em produção de Áudio e Vídeo na ESPM SP - Coordenação de Produção, produção de Elenco e Produção de Locação. Atualmente Gerente Comercial da TV Pantanal Rede TV .

Dra. Ana Paula Alves Ribeiro: Bacharel e Mestre em Ciências Sociais (UERJ) e Doutora em Saúde Coletiva (UERJ). Professora Adjunta no Departamento de Formação de Professores e no Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/UERJ) e no Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT/UFF). Coordena o Laboratório de Experimentações Artísticas e Reflexões Criativas sobre as Cidades e integra o conselho curador e de redação do Programa Museu Afro Digital Rio de Janeiro (Decult/PR-3/UERJ), atuando desde 2019 também como coordenadora.

ana paula

Ana Paula Alves Ribeiro

Edilene Rodriguez: Atriz, professora de teatro e pesquisadora das artes da cena. Coordenou o Projeto Cinema no Mato por três anos, e formou mais de 150 alunos no audiovisual com curtas-metragens sobre o meio ambiente em quatro cidades de Mato Grosso em Parceria com o Instituto Equipav de São Paulo. Integra o Grupo Teatro Faces de Primavera do Leste – MT desde 2005, mestranda em Teatro pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade de Brasília com intercâmbio na Universidade de Tampere – Finlândia, também graduada em Letras pela Unicesumar. Atualmente coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Teatro – Projeto: Escola de Teatro Faces em Primavera do Leste. Integra o corpo de produtores do Festival Velha Joana que está em sua 13? Edição.

Luciene Carvalho: Luciene Carvalho é escritora e poeta. Publicou "Conta Gotas: Sumo da Lascívia", "Aquerrale ou o livro da Madalena"; "Porto: "Cururu e Siriri do Rio Abaixo" (Instituto Usina); "Caderno de Caligrafia" (Cathedral); "Teia" (Teia 33); "Devaneios poéticos" (EdUFMT); "Insânia" (Entrelinhas); "Ladra de Flores" (Carlini & Caniato) e "Dona" (Carlini & Caniato). Parte importante do seu trabalho, como declamadora, se faz em shows poéticos em que une figurino, efeitos cênicos e trilhas musicais para oferecer sua poesia viva e colocá-la a serviço da emoção da plateia. Luciene ocupa a cadeira nº 31 da Academia Mato Grossense de Letras.

luiz marchetti

luciene

Luciene Carvalho

Michelly Thomaz: Michelly Thomaz atua como coordenadora e produtora de arte em cinema. Nasceu em Cuiabá/MT e foi radicada na cidade do Rio de Janeiro por 15 anos, hoje transita entre o eixo Rio e São Paulo. Começou sua carreira como atriz e nas artes visuais e audiovisual desenvolveu seu oficio como produtora. Estudou na Escola EAV – Escola De Artes Visuais Do Parque Lage. Participou de dezenas de exposições, editoriais e campanhas publicitárias.

Rafaela Gomes: Jornalista na área de Cinema, Séries de TV e cultura POP, além de ser crítica e produtora de conteúdos em vídeo. Trabalha com a cobertura de festivais de cinema internacionais e já entrevistou grandes nomes do cinema mundial, como o cineasta Jordan Peele e a atriz francesa Isabelle Huppert.

Sasa Timótheo: Sasa Thimoteo atua no cenário cinematográfico há 9 anos. Participou das oficinas Kinoforum entre 2011 e 2012, recentemente atuou como Direção de Arte no clipe " omo oya "da Pacha Ana pelo coletivo Rio Vermelho e produção de elenco em parcerias com a produtora Rock Filmes e Agência Dom Pedro!

Protagonismo negro

A Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso surge como uma ferramenta para debater e refletir sobre o protagonismo negro no audiovisual, além de ser uma resposta aos anseios de produtores afrodescendentes do Estado de Mato Grosso, que buscam dar visibilidade à produção audiovisual negra regional e nacional. 

A Mostra acontece há 5 anos e é a única do gênero no estado, salvaguardar esse evento anual é dialogar com as necessidades, discutir as vivências e estratégias de sobrevivência em um estado fora do eixo. O cinema, enquanto agente transformador de vidas, precisa ter uma parcela de representação nas vidas dessas pessoas e não alimentar estereótipos da representação dos negros no cinema. (*com assessoria)

 

SERVIÇO

O QUE:  5° Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso online
QUANDO: de 6 a 13 de setembro
ONDE ASSISTIR: site http://quaritere.com.br/

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet