FILMES ONLINE

Curtas premiados na Maual 2019



andressa guerra

mc

Carol Dall Farra em imagem de "MC Jess", de Carla Villa-Lobos, eleito melhor curta ficcional da modalidade universitária pelo Júri Popular da MAUAL 2019

Duas ficções universitárias premiadas  pelo Júri Oficial e Júri Popular da MAUAL 2019 são atração dessa semana na Edição Especial da Temporada de Filmes do Cine Teatro Cuiabá, ação organizada em substituição à programação presencial do Cine Teatro Cuiabá cancelada em atenção às medidas de contenção e prevenção à covid-19. 

O compartilhamento de novos filmes acontece sempre a partir das 19h30 das terças-feiras, mantendo o dia da semana e horário em que tradicionalmente acontecem as sessões de cinema do Cine Teatro Cuiabá. A partir das 19h30 dessa terça, 22 de setembro serão compartilhados os curtas “MC Jess” (Carla Villa-Lobos, RJ, 2018, 20’, classificação indicativa 16 anos) e “Tommy Brilho” (Sávio Fernandes, CE, 2018, 17’, classificação indicativa 12 anos). 

Na mesma data e horário serão compartilhados episódios da série Cine Comentário Sonoro sobre os respectivos curtas. A ação envolve parceria entre realizador@s, Cine Teatro Cuiabá, Cineclube Coxiponés e Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT) e integra a programação de aquecimento para a MAUAL 2020 – 19ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina -, que acontece entre 28 de setembro e 02 de outubro de 2020 no Canal do YouTube do Cineclube Coxiponés da UFMT.

A Temporada de Filmes Online integra a Programação Cultural Online da Quarentena do Cine Teatro Cuiabá, que semanalmente compartilha, pela internet, conteúdos culturais diversos, com atrações diárias. Para acessar os filmes e saber mais sobre o restante da programação, acesse facebook.com/cineteatrocuiaba (Link publicações) ou https://wp.me/pbQLhj-By

Sobre os curtas

“MC Jess” acompanha o cotidiano de uma poeta negra, lésbica e moradora da favela da Maré, no Rio de Janeiro, que busca na arte libertação e acolhimento. A protagonista do filme é Carol Dall Farra (MC Jess), que fora das telas produz o Slam das Minas, espaço para mulheres recitarem suas poesias na rua. 

Entre dezenas de mostras e festivais por onde circulou, o filme foi selecionado para participar, em junho de 2019, do 43º Frameline, maior e mais antigo festival de cinema LGBTQIA+, que acontece em São Francisco, nos Estados Unidos. “MC Jess” foi realizado por estudantes da Escola de Comunicação e Artes da UFRJ (Rio de Janeiro/RJ) e eleito melhor curta ficcional da modalidade universitária pelo Júri Popular da MAUAL 2019. O júri oficial da Mostra também premiou Carol Dall Farra pela interpretação da personagem-título do curta.

Em “Tommy Brilho”, a personagem homônima é o primeiro aluno invisível da universidade. Com isso, surge o grande desafio de ser visto por seu crush. Aceitação dentro do ambiente universitário, homofobia e machismo são alguns dos temas mobilizados pelo curta, com muito humor e ironia. “Tommy Brilho” teve um longo processo de pós-produção capitaneado por Sávio Fernandes para produzir os inúmeros efeitos especiais necessários para criar a invisibilidade do protagonista. 

brilho

Imagem de "Tommy Brilho", de Sávio Fernandes, premiado como melhor ficção pelo júri oficial da MAUAL 2019

Realizado por estudantes do Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor (Fortaleza/CE), foi eleito melhor curta ficcional da modalidade universitária pelo Júri Oficial da MAUAL 2019. Também foi eleito melhor curta pelo NOIA 2018 - Festival de Cinema Universitário (Fortaleza/CE). Pelo curta Sávio Fernandes recebeu o Prêmio Revelação no 30º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo. 

Cine Comentário Sonoro  LGBTQIA+

O compartilhamento dos curtas será acompanhado da publicação de episódios da série Cine Comentário Sonoro. Para “MC Jess” (trigésimo quarto episódio da série), os comentários foram realizados pela diretora do curta, Carla Villa-Lobos e pela produtora Julia Araújo. Já para “Tommy Brilho” (trigésimo quinto episódio), os comentários são do realizador Sávio Fernandes. Como ambos curtas colocam em cena personagens e tematizam questões LGBTQIA+, esses episódios serão integrados a outros da série Cine Comentário Sonoro em alusão ao Combate à LGBTfobia, disponíveis no link https://wp.me/pbQLhj-gI

Na série “Cine Comentário Sonoro”, realizador@s relembram histórias associadas à produção de seus filmes, através de uma faixa de comentário sonoro integrada aos curtas. A série é uma parceria entre realizador@s, o Cineclube Coxiponés da UFMT e a Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT). Todos os episódios estão disponíveis no canal do YouTube do Cineclube Coxiponés. (*com assessoria)

 

SERVIÇO

O QUE: Temporada de Filmes Online, com os curtas “MC Jess” e “Tommy Brilho”
QUANDO: a partir das 19h30 de terça (22), até 22 de outubro
ONDE: facebook.com/cineteatrocuiaba (Link Publicações).
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: nas informações sobre os filmes
MAIS INFORMAÇÕES: pelo email: pautacineteatrocuiaba@gmail.com
CURTAS DISPONÍVEIS EM: https://wp.me/pbQLhj-By

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet