LIVRO/LANÇAMENTO

Olga Castrillon-Mendes e as literaturas de MT



matogrossismo

Livro tem 520 páginas e traz na capa ilustração da artista visual Adriana Milano

Às 19h, horário de MT, na segunda-feira (30), tem lançamento virtual o livro "Matogrossismo: questionamentos em percursos identitários", uma valiosa contribuição para o entendimento da literatura de Mato Grosso. De autoria da estudiosa das nossas letras, Olga Maria Castrillon-Mendes.

Ao final desta matéria três links do youtube onde podemos acompanhar a chegada da nova obra e cravo já aqui minha intimação: "bora lá, povo do livro de MT".

Bastante ativa no meio literário e com expressiva formação acadêmica, neste livro, a autora expõe um conjunto de conceitos que formaram o imagético do sertão mato-grossense muito bem palmilhado pela pesquisadora. O mérito desta obra é estabelecer pontes conceituais entre as imagens do passado e do contemporâneo, ligações pouco percebidas por estudiosos que enxergam a literatura pela lente de microscópios.

Interessante destacar que Olga vai na direção contrária. Parte da visão sistêmica, relacionando obras no tempo e no espaço para compor um quadro que permite ao leitor entender sua trajetória profissional como estudiosa da literatura e a perspectiva utilizada para compor esse quebra-cabeças chamado Mato Grosso.

"Os textos que buscam traduzir um sentido para Mato Grosso são discursos que permitem discutir o alargamento das fronteiras do que se concebe por cânone, ressignificando o papel das margens." Escreve Eduardo Mahon, autor e articulador literário na orelha da obra, e aproveita para tascar uma série de questionamentos muito pertinentes ao contexto histórico da literatura brasileira produzida em Mato Grosso.

Para Olga, "pensar e sentir Mato Grosso se resume em necessidade de expressão afetiva, daí o neologismo do título, uma contribuição intelectual do escritor Eduardo Mahon, também um entusiasta pensador e companheiro". 

Sobre seu "Matogrossismo...", sugeriu a autora: "Esta publicação constitui um símbolo: de uma fase da vida concluída e da reinvenção de uma nova etapa. Após o percurso das experiências como professora de língua e literatura, em escolas pública e privada, e no ensino superior, o desejo da autora foi recolher os textos que discutissem um sentido para Mato Grosso, a partir da produção literária." 

A autora

Olga Maria Castrillon-Mendes é natural de Cáceres (MT). É professora e pesquisadora aposentada da Unemat-Cáceres; do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres; e da Academia Mato-grossense de Letras.

olga capa

Olga: "pensar e sentir Mato Grosso se resume em necessidade de expressão afetiva"

Entre as publicações que já lançou estão: "Taunay viajante: construção imagética de Mato Grosso" (UFMT/Unemat, 2013); "Coletâneas (co-organização): Literatura, política, religiosidades e Literatura, tradição, religiosidades" (Unemat/UA-PT, 2014); e "Discurso de constituição da fronteira de Mato Grosso" (Cáceres: Ed. Unemat, 2017). 

Participa de publicações em livros e periódicos, com enfoque especial na literatura produzida em Mato Grosso e nas questões de identidades. Contatos com Olga podem ser mantidos através do email olgmar007@hotmail.com. (*com assessoria)


LINKS PARA ACOMPANHAR LANÇAMENTO VIRTUAL (segunda-feira, dia 30, 19h-MT)

Canal Carlini & Caniato Editorial https://youtu.be/jmkT9xHLf10

Canal PPGEL/Unemat https://youtu.be/uq4c3UBMJ7o

Canal Literário Revista Pixé https://youtu.be/0g279eXOKxg

 

Ficha técnica do livro

Nome: "Matogrossismo: questionamentos em percursos identitários"
Autora: Olga Maria Castrillon-Mendes
Editora: Carlini & Caniato Editorial
Ilustração da capa: Adriana Milano
Gênero: Literatura / Ensaios
Número de páginas: 520
Preço de capa: R$ 60,00 
Informações para aquisição: (65) 3023 5714 ou 3023 5715
Site da Editora: http://www.carliniecaniato.com.br/

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet