EDIÇÃO DE DEZEMBRO

29 autores nesta Pixé



recorte

pixé

Obra de Dora Robalo

Mais do que ler bons autores, uma boa dica para aqueles que querem entender a literatura para além dela própria. Por isso, e por outros motivos, aprecio e participo sempre que possível da Revista Pixé. Nunca deixo de divulgá-la. Cada edição nova é pauta bem vinda no tyrannus.

Essa publicação virtual chegou no ano passado e vem redundando nas cabeças de seus leitores. Neste dezembro a Pixé trouxe duas edições: a rotineira mensal, sobre a qual discorro neste texto, e a especial que já foi destaque aqui no site passarinho. Confira em...

http://www.tyrannusmelancholicus.com.br/noticias/13068/25-autores-presentes

Hoje, após passar os olhos velozmente pela edição 'normal' de dezembro, me surpreendo, como era de se esperar. Espicaçar quem a lê  a revista tocando em temas contextuais e traçando análises cirúrgicas é algo sempre presente na publicação.

No editorial, Eduardo Mahon,  dá uma boa cutucada em torno da crítica literária. Menciona uma provável necessidade, segundo alguns, de que o artista possua engajamento político: "Não é de hoje a exigência pelo engajamento político na arte. Na virada do século XX, o maior escritor brasileiro teve muita paciência com o histrionismo de Silvio Romero que era um azougue na mídia", escreve o criador da Pixé.

pixé

Odair de Morais batendo ponto na revista

O texto da estudiosa das letras, Olga M. Castrillon-Mendes, também traz questionamentos oportunos: "Que cultura é essa que cultiva (ou apaga) as manifestações de um povo? No incômodo lugar de observadores sociais, tanto os viajantes de ontem, como os de hoje constroem novos olhares, desnudam os preconceitos, dando ou retirando a voz das personagens historicamente caladas. São espaços para reflexão que nos mantém ligados às dúvidas da travessia, refazendo o viver e soltando a voz nas estradas", registra Olga. 

Como artista visual convidada nesta edição, Dora Robalo e suas artes. Dora nasceu e foi criada na Alemanha, e quis o destino que acumulasse experiências de vida em terras de língua portuguesa. Portugal, Brasil e Cabo Verde... países pelos quais ela já passou.

As imagens criadas por Dora Robalo ilustram prosas e versos de 29 colaboradores que participam desta edição. O projeto gráfico/diagramação continua com Roseli Mendes Carnaíba.

Colaboradores desta edição: Aclyse Mattos, André Siqueira, Anna Maria Ribeiro, Caio Augusto Leite, Clark Mangabeira, Dante Gatto, Divanize Carbonieri, Eduardo Mahon, Expedito Eloísio Ximenes, Gabriel de Mattos, Isa Souza, Janet Zimmermann, Jeovânia Pinheiro, João Bosquo Cartola, Lucas Lemos, Lucinda Persona, Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida, Marcelo Labes, Mário Cezar Silva Leite, Marli Walker, Marta Cocco, Matheus Guménin Barreto, Odair de Morais, Olga Maria CastrillonMendes, Stefanie Sande, Sylvia Cesco, Thiago Costa, Walesca Cassundé, Wuldson Marcelo.

Para acessar todo o conteúdo da revista, vai lá... https://www.revistapixe.com.br/

recorte

pixé

Obra de Dora Robalo

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet