UFMT/50 ANOS

Performances virtuais a partir das 17h



corda miolo

 

O programa de extensão "UFMT com a Corda Toda" comemora, neste sábado (12), às 17 horas, o aniversário de 50 anos da UFMT fazendo o que mais gosta: tocando em um animado concerto virtual.

O evento on-line será disponibilizado no canal do YouTube do grupo e da TV universidade e se constituirá de uma verdadeira festa de aniversário, com a participação de integrantes dos projetos 'UFMT em Cordas', 'Violões da UFMT', 'Campus com a Corda Toda' e 'José Leite com a Corda Toda'.

O programa desta apresentação será formado por obras de Bach, Pachelbel, Brahms, Dvo?ák, Boccherini, Vivaldi, Gardel e Barrios, além de músicas folclóricas. O grupo não deixará de fora o famoso Parabéns Para Você em três versões diferentes.

O concerto é composto por uma performance do “UFMT em Cordas” que é entrelaçada com vídeos produzidos por alguns integrantes dos demais projetos que compõem o programa. A parte do “UFMT em Cordas” foi gravada ao vivo no Auditório da Faculdade de Comunicação e Artes especialmente para este evento, sem a presença do público e com todos os cuidados biológicos necessários em função da pandemia.

As peças musicais foram filmadas por estudantes que, de suas casas, representam todos os alunos que confiam a sua formação musical ao 'UFMT com a Corda Toda', seja como alunos dos cursos de extensão, seja como graduandos que, pela articulação docência-performance, vivenciam experiências formativas que ultrapassam os saberes disciplinares proporcionados pelo curso de graduação.

O projeto

O “UFMT com a Corda Toda”, criado em 2016, é constituído por sete projetos. Três deles têm como foco o ensino de instrumentos e a formação de professores. O projeto “Orquestra Chiquitano com a Corda Toda" é desenvolvido na Aldeia Vila Nova Barbecho, na fronteira com a Bolívia, a partir de visitas bimestrais, nas quais são desenvolvidas aulas individuais e coletivas de instrumentos. 

Os projetos “José Leite com a Corda Toda” e “Campus com a Corda Toda” oferecem à comunidade aulas de instrumento semanais em pequenos grupos ou ministradas individualmente. Além destas aulas, são realizadas práticas coletivas de instrumento (“grupões”), abertas a todos os alunos, independentemente do nível de aprendizagem em que estejam.

Para a prática orquestral, em agosto de 2016 foi criada a Camerata Cuiabana, grupo formado por mais de trinta instrumentistas vinculados ao programa.

O “UFMT com a Corda Toda” conta também com os projetos "UFMT em Cordas", “Orquestra Cuiabana de Choro” e “Violões da UFMT”, grupos formados por alunos e egressos dos cursos de música (Bacharelado em Violino e Licenciatura em Música), servidores da instituição e convidados.

Finalmente, o projeto “UFMT com a Corda Toda em Rede” é o espaço de confluência das ações de todos os demais projetos. Nele, experiências e saberes docentes são construídos e recriados.

O UFMT em Cordas

O UFMT em Cordas é um ensemble criado em 2015 e incorporado pelo programa UFMT com a Corda Toda em 2016.

O grupo é formado por alunos dos cursos de música (graduação e extensão) e servidores da instituição. O projeto tem como objetivo proporcionar aos instrumentistas as vivências próprias da música de câmara e o desenvolvimento de noções específicas desse tipo de formação, tais como performance em conjunto, entrosamento, afinação, equilíbrio sonoro e diversidade de sonoridades, dinâmica e fraseado. Além da formação artística dos graduandos, o grupo tem como finalidade divulgar a música e aproximá-la da comunidade. (*com assessoria)

 

SERVIÇO

O QUE: apresentação do 'UFMT com a Corda Toda'
QUANDO: sábado (12), às 17h
ONDE: no youtube  do UFMT com a Corda Toda e da TV Universidade
REDES SOCIAIS: www.facebook.com/ufmtcomacordatoda  e www.instagram.com/ufmtcomacordatoda/
REALIZAÇÃO: UFMT, PROCEV-UFMT e UFMT com a Corda Toda

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet