SESSÃO VITRINE

"Pela janela", coprodução Brasil/Argentina



janela

 

Prossegue nesta terça (19) a Sessão Vitrine, uma parceria que envolve instituições do audiovisual de MT, ofertando ao público filmes criteriosamente pinçados, ganhadores de prêmios e participação em vários eventos de cinema.

Por causa do crescimento dos casos da covid-19, os organizadores optaram por manter apenas as sessões virtuais. Dessa forma, a partir das 19h30 desta terça (19), até a quinta (21), entra em cartaz o drama "Pela janela" (Brasil/Argentina - 2017). O acesso é gratuito mediante link com senha compartilhada a partir das 19h30 de terça no https://www.facebook.com/cineteatrocuiaba .

Para maiores de 10 anos, "Pela janela" traz Rosália (Magali Biff), uma dedicada operária de 65 anos que trabalhou muitos anos trabalhando em uma fábrica na periferia de São Paulo. Certo dia acaba demitida e é consolada pelo irmão José (Cacá Amaral), com quem vive. Ele resolve levá-la em uma viagem de carro até Buenos Aires com o objetivo de distraí-la e no país vizinho Rosália vê pela primeira vez um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana.

O longa, com 87 minutos, marca a estreia na direção de longas de Caroline Leone, que também é roteirista e montadora. Estão no elenco, entre outros, Magali Biff, Cacá Amaral, Mayara Constantino, Paloma Contreras, Rony Koren, J. Barros.

janela

 

Premiações e Festivais

Com cotação ótima da crítica, o filme recebeu premiações de destaque e também foi selecionado para eventos nacionais e internacionais de cinema. Entre eles, o Festival de Roterdã (20170, onde conquistou a distinção de Melhor Filme (Prêmio FIPRESCI); o Washington DC Filmfest (2017), também reconhecido como Melhor Filme; obteve a láurea de Melhor Direção pela Associação Paulista de Críticos de Artes (2019); o Festival de Havana (2017), onde foi nomeado como Melhor Contribuição Artística; e conquistou, ainda, o Prêmio Guarani (2019). "Pela janela" participou do Festival de Gramado e da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2017.

Um trecho da crítica de Caio Lopes, para o site https://cinematecando.com.br/ , destaca: "O caráter mundano da história escrita por Leone pode alienar alguns espectadores que esperam por algo mais 'cinematográfico'. Nada de extraordinário ocorre na jornada de Rosário, ou melhor, nada que possamos perceber com facilidade do lado de fora. Felizmente, o rosto de Magali Biff comunica as emoções de sua personagem com extrema habilidade, nunca deixando de envolver".

janela

 

Sessão Vitrine

A Temporada de Filmes Sessão Vitrine é realizada pelo Cine Teatro Cuiabá e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL/MT) e conta com apoio do Cineclube Coxiponés (PROCEV/UFMT), Rede Cineclubista de Mato Grosso e MTCINE. A programação é resultante de parceria de mais de quatro anos com a Vitrine Filmes, importante distribuidora de filmes brasileiros e estrangeiros com apelo autoral e independente. (*com informações de vários sites)  

SERVIÇO

O QUE: Sessão Vitrine, com o filme "Pela janela"
QUANDO: de terça (19) a quinta-feira (21), às 19h30
ONDE: facebook do Cine Teatro Cuiabá
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 10 anos 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet