CARLÃO BONEQUEIRO

Projeto "Bonecos pelos Bairros"



carlão

 

Com mais de quarenta anos de experiência nas artes cênicas, com ênfase no teatro de bonecos, Carlos Gattass Pessoa, acabou mudando de nome. Tornou-se o Carlão dos Bonecos. Não posso dizer que ele está de volta, já que nunca saiu de cena. Mas está com projeto novo, "Bonecos pelos Bairros".

pétala gattass

carlão

 

A largada foi nesta segundona (01/02) e a iniciativa foi contemplada pela lei Aldir Blanc, através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. Com inscrições gratuitas, a procura pela participação no projeto, que consiste de oficinas itinerantes de bonecos, foi massiva e não há mais vagas.  

O projeto

A ação disponibiliza uma oficina itinerante, em forma de ateliê livre e equipada para visitar os bairros e escolas oferecendo ferramentas, materiais de consumo, livros e orientação técnica da arte do teatro de bonecos em suas mais diversas possibilidades de atuação, para qualquer pessoa interessada em conhecer, praticar, aprender e confeccionar e manipular bonecos em qualquer técnica. 

Em todo o seu desenvolvimento presencial, o projeto prevê as condições sanitárias imprescindíveis para que aconteça com segurança em tempos de pandemia.

Vídeos aulas irão fazer parte do projeto, para se tornar mais prático para os professores das redes públicas. "Bonecos pelos Bairros"  também vai disponibilizar uma série de links contendo o histórico universal do teatro de bonecos e endereços específicos, na internet, que contenham informações diversas sobre o tema.

"Bonecos pelos Bairros" prevê atividades a partir desta segunda-feira, nos períodos matutino e noturno. As oficinas prosseguem na quarta e são finalizadas na sexta-feira. 

Pela manhã, na Escola Ezequiel de Siqueira, rua Manoel Leopoldino, 403, bairro Araés. À noite, na Associação Cultural em Cena – Escola de Artes, rua Custódio de Melo, 830, bairro Cidade Alta. 

Interesse crescente

O interesse nessa modalidade de arte em Mato Grosso tem crescido cada vez mais, especialmente para os professores das redes públicas com intuito de adquirir técnicas de ensino através do teatro de bonecos. "Isso pode ser comprovado com a presença de bonecos na maioria das produções teatrais no Estado, e pelo número de contratações do meu trabalho para confecção de bonecos e pelos projetos que aqui chegam", diz Carlão.

Ele também ressalta que agora, com a pandemia, os professores necessitam de novas técnicas de estímulo ao aprendizado, pois o vídeo requer muito estímulo visual e o boneco é o ideal para isso.

Carlão é portador de uma extensa folha de serviços prestados à cultura mato-grossense. No setor do teatro de bonecos é a principal referência. Podemos dizer que plantou sementes que não param de germinar por estas bandas. 

“Estamos possibilitando, de maneira gratuita, o acesso da população à arte do teatro de bonecos, disponibilizando uma oficina equipada, com orientações técnicas; conhecimentos técnicos para confecção e manipulação de bonecos e, por fim, formar atores bonequeiros com domínio na produção de bonecos manipuláveis”, finalizou Carlão.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através do telefone  (whatsapp) 65 99957 0117. (*com assessoria)

carlão

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:


  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet