ARTES PLÁSTICAS

Redearte traz exposição da artista Rimaro



 

 

divulgação

Está em cartaz no endereço www.redearte.com a exposição virtual “Colheitas e Festas”, da artista plástica Maria da Dores Soares Vital, mais conhecida como Rimaro. A artista apresenta um trabalho ligado às questões ambientais, com quadros que retratam plantações, mas também denuncia com seu traço o desmatamento, um crime ambiental muito comum em Mato Grosso.Suas telas exploram, ainda, temas como a religiosidade.

“A arte é uma forma mais sutil de provocar as pessoas”, ressalta Rimaro, que nasceu em Cajurí (MG), mas mora em Cuiabá há 39 anos. Seu interesse pela pintura vem desde cedo. Começou a fazer curso de pintura quando tinha 16 anos, em Minas. Já em Mato Grosso passou a realizar trabalhos manuais em pintura em cerâmica, gesso e tecido. Em Cuiabá, passou a frequentar o Ateliê Livre da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde teve orientação do artista plástico Nilson Pimenta, um dos principais nomes de Mato Grosso na chamada arte ingênua - ou primitiva para muitos críticos, reconhecido nacionalmente.

A influência de Pimena foi tão significativa na obra de Rimaro, que ela resolveu mudar de estilo e seguir nessa linha de pintura “primitiva” ou “naif” e se tornou conhecida por causa do nível a que chegou nesse estilo de arte.

A pintora recebeu menção honrosa (segundo lugar) num concurso da capa do Guia Cidade e foi selecionada para o 1º Salão de Arte Naïf de Mato Grosso que aconteceu na Assembleia Legislativa. Já expôs duas vezes na Secretaria de Estado de Cultura e seu trabalho já esteve em mostra na Unesp de Piracicaba (SP), além de coletivas com vários outros artistas.

A mostra virtual “Colheitas e Festas” faz parte do projeto Rede de Arte, idealizada pela filósofa Fabíola Mesquita em parceria com o artista Miguel Penha. Este projeto presta assessoria de imprensa e de marketing para artistas, auxiliando-os na elaboração de projetos, montagem de página exclusiva na internet e divulgação em redes sociais. A sede do projeto fica no município de Chapada dos Guimarães. O artista que tiver interesse em participar do projeto pode entrar em contato pelo telefone (65) 3301-3417. Mais informações www.rededearte.com.

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet