LANÇAMENTO

Clássico da literatura de cordel em HQ




A editora Volta e Meia está lançando uma versão em quadrinhos do clássico cordel brasileiro, “A Batalha de Oliveiros com Ferrabrás”, de autoria de Leandro Gomes de Barros, fundador da literatura de cordel no Brasil e considerado o maior poeta popular do país.


Os quadrinhos foram feitos pelos ilustradores Klévisson Viana e Eduardo Azevedo. Após um primoroso trabalho de pesquisa iconográfica, a dupla traduziu em imagens os versos da batalha entre um paladino francês e um guerreiro turco durante o período histórico das Cruzadas. "Esta nova roupagem ficou chique. A HQ, que é cultura de massa, aproxima o cordel do público mais jovem", avalia Vidal Santos, presidente da Academia Brasileira de Cordel (ABC).

“A Batalha de Oliveiros com Ferrabrás” remete a um poema épico da Idade Média e as ilustrações desta versão em HQ cativam o leitor pela riqueza de detalhes. A edição traz ainda um apêndice com os desenhos das armas e objetos de cavalaria utilizados na época em que a história se passa, a Idade Média.

Leandro Gomes de Barros

Poeta paraibano, Leandro Gomes de Barros (1865-1918) é considerado o primeiro escritor brasileiro de literatura de cordel, autor de quase mil títulos. No seu tempo, era cognominado O Primeiro sem Segundo, e ainda é considerado o maior poeta popular do Brasil em todos os tempos. Escreveu vários clássicos e foi campeão absoluto de vendas, com muitos folhetos que ultrapassaram a casa dos milhões de exemplares vendidos.

Klévisson Viana

Natural de Quixeramobim, no Ceará, Klévisson Viana é editor, cordelista, xilogravador e cartunista, com vários prêmios nacionais. Autor de 25 livros e de mais de uma centena de romances de cordel, sua obra é estudada em várias partes do mundo.

Eduardo Azevedo

É ilustrador, artista plástico e professor da rede municipal de ensino de Fortaleza, Ceará. Seu traço pode ser visto em capas de folhetos de cordel, livros didáticos e, ultimamente, de livros infantis.

A Editora Volta e Meia é do Grupo Editorial Nova Alexandria.Interessados em adquirir o lançamento ou obter mais informações podem entrar em contato com a editora através do telefone (11) 2215-6252.

Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet