CINEMA

De 3 a 10/11, o filmes de Jacques Tati



divulgação

"As férias de Mr. Hulot", um dos grandes sucessos de Tati

Ele começou sua carreira de cineasta aos 40 anos, mas teve tempo suficiente para deixar seu nome registrado na história do cinema. Antes de entrar para a sétima arte foi esportista e chegou a ser um dos principais jogadores de rugby da França. Depois foi mímico e comediante, antes de se adentrar no cinema, inicialmente como ator e roteirista.

Jacques Tati nasceu em 1907, na França, e faleceu em 1982. Filho de pai russo e mãe francesa, o trabalho do diretor é objeto de mostra que começa no sábado (03/11), no Sesc Arsenal, e se estende até o dia 10. "Tati por inteiro" é o nome do evento, que terá entrada franca, nesses oito dias no Caldeirão de Imagens do local.

Antecipando a mostra, já está acontecendo, também no Arsenal, uma oficina sobre crítica de cinema com o francês Stèphane Goudet, já noticiada aqui no site. Goudet é especialista em Tati, diretor sobre o qual, inclusive, tem livro publicado.

Um de seus primeiros filmes, "Carrossel da Esperança" (1948), lhe rendeu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza e,logo em seguida, o Grande Prêmio do Cinema Francês. Sua trajetória é marcada por um estilo único, muito autoral, sempre com muita qualidade artística. Ganhou muito dinheiro com seus filmes, mas também amargou grandes fracassos financeiros.

Claro que o cinema de Jacques Tati, com informações sobre cada um de seus filmes que será exibido voltará a pauta aqui no Tyrannus.

Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet