NO ARSENAL

"Meu Tio", de 1958, abre retrospectiva de Tati



divulgação

A estética modernosa de Tati em 1958 impregnada de futurismo

Chegou a hora rever Jacques Tati, e por inteiro. O cineasta francês deixou este mundo há 30 anos, mas continua dando o que falar. E o que ver. Neste sábado, às 19h, com entrada franca, será aberta a mostra "Tati por Inteiro" no Caldeirão de Imagens do Sesc Arsenal.

"Meu Tio", de 1958, traz Tati como o sr. Hulot, o personagem central da história. Ele é um solteirão desempregado e pratica um estilo de vida fora dos padrões impostos pela sociedade vigente. É esse personagem que vai questionar os novos conceitos estéticos e sociais emergentes na Europa nos anos 50.

Sua convivência com a irmã, o cunhado e o filho único, o pequeno Gérard, que passa a curtir o tio diferente, claro que vai provocar a maior ciumeira na família. O filme é uma crítica ao culto à modernidade tecnológica que já brotava com força naqueles tempos. Imaginemos, pois, como seria retratado este mundo atual segundo a ótica de Tati.

"Meu Tio", quando foi lançado teve um público pequeno na França: apenas oito milhões de espectadores. Pequeno, se comparado aos seus filmes anteriores, "As Férias do Sr. Hulot" (1952) e "Carrossel da Esperança" (1947), que tiveram 14 e 10 milhões de espectadores, respectivamente. Porém, quando o filme foi distribuído para outros países, foi incensado pela crítica e acabou tornando-se o filme mais popular de Tati.

Não por acaso, venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e o prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema de Cannes, em 1958. Após a exibição será realizado um debate com o Mestre em História e Estética do Cinema na Universidade de Paris, Stéphane Goudet e em seguida um coquetel.

Leia mais sobre Jacque Tati no link Outras Palavras do nosso menu principal, que está sendo inaugurado hoje com um texto da jornalista Martha Baptista.

Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet