DESENHOS

A artista que se apropria do abandono



divulgação

Terrenos baldios, espaços cobertos por pontes e viadutos, praças abandonadas etc. Os boletins de ocorrências policiais volta e meia, no mundo inteiro, registram esses points urbanos como locais dos mais diversos crimes. Para a artista britânica Juliette Losq, essas paisagens abandonadas têm outro tipo de serventia.

Ela abre neste mês sua primeira exposição individual nos Estados Unidos, no Theodore:Art, no Brooklyn, em Nova York. Seus desenhos feitos com tinta não retratam a criminalidade comum nesses espaços, mas sim, a natureza se apoderando e interferindo nesses locais. É o abandono que se transforma em arte e produz diante do espectador uma imagem que beira o surreal.

divulgação

Juliette, que nasceu e vive em Londres, tem uma formação embasada em conhecimentos que envolvem a história da arte, a literatura e as belas artes. Estudou em renomadas instituições como Newnham College na University of Cambridge, o Courtauld Institute of Art, Wimbledon College of Art e a Royal Academy of Arts, em Londres.

A artista menciona como influências em seu trabalho a arte rococó de François Boucher e John Atkinson Grimshaw, artista vitoriano, que praticava uma espécie de voyeurismo. Os filmes de terror de antigamente (anos 40), Frankenstein e o Lobisomem, e um imenso cabedal de artefatos vitorianos também compõe seu pacote inspirador. Além dos desenhos, Juliette cria arte em grande escala e instalações.

“Lucaria” é o nome de sua mostra na Theodore:Art, uma galeria que aposta nos artistas emergentes. Nela, um pouco de tudo que faz a cabeça e a arte de Losq: um brinquedo ótico vitoriano, imagens da internet com jornais também vitorianos, arte de rua com árvores florescentes e segue pela estrada afora com suas invenções que nem sempre estão ao alcance da visão de quem olha.

divulgação

Juliette Losq em frente um de seus trabalhos na Theodore:Art. Ela nasceu (1978) e vive em Londres






Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet