LANÇAMENTO

Romance autobiográfico inédito no Brasil



A editora Nova Alexandria está lançando, pela primeira vez no Brasil, o grande romance de Giacomo Casanova que retrata sua famosa fuga da prisão do Palácio dos Doges de Veneza. A tradução de José Miranda Justo foi feita diretamente do original em francês. Com o título de "História da Minha Fuga das Prisões de Veneza", a edição traz na capa a pintura "San Giorgio Maggiore Venice", de Antonieta Brandeis (1849-1910).

A obra autobiográfica foi escrita com o intuito de agradar e divertir o leitor, como o próprio autor revela no prólogo. Redigido por Casanova trinta e um anos após o ocorrido, quando ele já vivia na Bohemia, o livro tem estilo vigoroso e é repleto de autoironia.

O romance relata toda a história da prisão em 1775 até a fuga no ano seguinte. O autor foi acusado de práticas ocultistas, de possuir livros proibidos e de levar uma vida dissoluta. Assim, ele foi condenado pela inquisição veneziana e encerrado nos Chumbos, uma segura prisão anexa ao Palácio dos Doges. No começo, ele pensou que se tratasse de um equívoco, mas como nada acontecia, começou a ficar preocupado, pois as condições da prisão eram desumanas. A grande fuga, assim, começa a ser planejada. Casanova passa por todos os percalços e reviravoltas presentes nos melhores romances até alcançar sua liberdade.

No prólogo do livro, Casanova explica por que resolveu contar a história de sua fuga: “A razão que me obriga a escrevê-la é a de aliviar-me do castigo de a recitar todas as vezes que pessoas dignas de respeito ou de minha amizade exigem ou me pedem que lhes conceda esse prazer. Cem vezes me aconteceu sentir, após a narrativa desta história, alguma alteração de saúde causada ou pela forte recordação da triste aventura ou pela fadiga suportada pelos meus órgãos postos no dever de pormenorizar as respectivas circunstâncias”. (com assessoria)


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet