LIVRO

Uma visão diferente da Guerra do Paraguai



O livro do escritor mato-grossense Alfredo da Mota Menezes, "A Guerra é Nossa – A Inglaterra Não Provocou a Guerra do Paraguai", da Editora Contexto, teve seu lançamento nacional recentemente em São Paulo. Já está disponível nas livrarias cuiabanas.

Alfredo é autor de vários livros e articulista da mídia mato-grossense. Nesta nova obra que o próprio escritor classifica como polêmica, o episódio bélico que envolve o Brasil é abordado de forma diferenciada e reverte, até certo ponto, alguns registros e deduções históricas.

Uma das principais teses a respeito do conflito alega que o imperialismo inglês foi o responsável pela guerra. Teríamos sido bonecos manipulados pela grande potência britânica, segundo a história. O historiador/escritor questiona essa afirmação e revê os fatos por um outro ângulo, apresentando os motivos que desencadearam a guerra.

Para isso, o autor buscou dados e informações documentais que revelam, de modo incontestável, que os desentendimentos internos dos quatro países envolvidos, explicam as motivações locais do conflito.

Pesquisas foram feitas na enorme quantidade de despachos diplomáticos dos representantes ingleses em Buenos Aires e Montevidéu para Londres e de lá para eles. Dois capítulos tratam dessas importantes informações. Se tem também pesquisas no Arquivo Histórico do Itamaraty, nos Anais do Senado e da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e ainda em jornais e documentos publicados do Uruguia e do Paraguai. O livro aventa uma hipótese, em capítulo específico, sobre os motivos que teriam levado a região a acreditar que os ingleses provocaram a Guerra do Paraguai.

Os interessados podem adquirir a obra nas livrarias cuiabanas ou diretamente da Editora Contexto, através do seu sistema de compra online (www.editoracontexto.com.br).  (com assessoria)


Voltar  

Agenda Cultural

  • Em Cartaz:
  • Show com Rogê Além
  • Dia: 24 de maio
  • Local: Observatório N Music Bar - VG
  • Informações: no link
Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet