BIBLIOTECA

Atividades aconteceram ao longo do ano



Contação de Histórias, atividade "emparentada" com a literatura

O ano de 2012 representou um marco para a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (BPEEM), que neste completou 100 anos de existência. As comemorações vieram com muitas atividades. A primeira delas foi o lançamento do selo e da logomarca alusivas ao centenário, que aconteceu no mês de março.

Na sequência, vieram as comemorações do dia do Índio, com contação de histórias e oficinas de desenhos. Este projeto atendeu 250 alunos, através de agendamento escolar e contou com a parceria da Fundação Nacional do Índio, do Centro Cultural Ikuiapá e da Escola do Governo de Mato Grosso.

De junho a novembro, a Biblioteca desenvolveu o Circuito Litero-Cultural 2012 - onde os estudantes da rede pública de ensino tiveram acesso a vídeos regionais, contação de histórias, brincadeiras de adivinhas e confecção de brinquedos a partir de materiais reciclados. Este ano, o Circuito atendeu mais de 1.000 alunos da educação infantil, de quinze instituições diferentes.

Paralelo ao Circuito Litero-Cultural e também como forma de celebração do centenário, aconteceu no prédio do Palácio da Instrução a 3ª Colônia de Férias “Venha Comemorar um século de existência na biblioteca”, onde foi realizado oficina de Construção de Livros artesanais, oficina de Jogo Teatral, oficina 'Dançando o Siriri', oficina 'Mãos que Desenham' e oficina 'Modelando o Pantanal'. De acordo com a coordenação da Biblioteca todas essas atividades tiveram êxito, pois as vagas foram preenchidas em sua maioria, os instrutores conquistaram a atenção dos alunos e estes, por sua vez, demonstraram muito talento nas apresentações finais.

Em outubro, mês que comemora o Dia Nacional do Livro (29/10) e o Dia Internacional da Biblioteca Pública (23/10), a equipe da Estevão de Mendonça – em parceria com a Biblioteca do Serviço Social da Indústria – SESI; a Associação Mato-Grossense dos Cegos – AMC e o Grupo Renosa – desenvolveu o projeto “Literatura e Cidadania na Biblioteca”, que teve como atividade principal a troca de livros. Segundo Salime Marques, coordenadora da Biblioteca “a troca de livros é uma oportunidade para a sociedade ter novas leituras de forma gratuita e atraente".

Para Salime, todas essas atividades teve como objetivo atrair um número maior de pessoas para dentro da Biblioteca e para o mundo da leitura. A coordenadora explica que 43 escolas visitaram a instalações da Biblioteca Estadual em 2012, perfazendo um total de 3.577 (três mil, quinhentos e setenta e sete) alunos, soma-se a isso um público geral de 6.243 (seis mil, duzentos e quarenta e três) pessoas, o que resulta em um total de 9.820 (nove mil, oitocentos e vinte) visitantes estiveram na Biblioteca.

Para a coordenadora este é um número significativo, e mais melhorias já estão sendo implantadas, como o projeto de digitalização e restauração do acervo de obras raras, a informatização e a criação de salas temáticas. (com assessoria)





Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet