RECONHECIMENTO

Uma década sem Sabotage



 

No dia 24 de janeiro de 2003 foi covardemente assassinado o cidadão Mauro Mateus dos Santos, o rapper “Sabotage”, antes de embarcar para participar do Fórum Social. Figura estranha e estranhamente cativante.

A primeira vez que vi a figura de Sabotage, foi no filme “O Invasor” e levei um baita susto! Uma figura muito estranha, para os padrões da telona. Negro, alto, magricela, cheio de gingas e com um sorriso banguela. A princípio ele e o seu comparsa, interpretado por Paulo Miklos, conseguem irritar qualquer santo. A medida que o filme troca de bobina, você é pego pelo carisma do rapper e ator e curte seu som.

A qualidade de sua música levou Sabotagem dos bares de São Paulo para a TV e foi parar no cinema. “O invasor” (2001) dirigido por Beto Brant, roteiro de Marçal Aquino e grande elenco, como Marco Ricca, Malu Mader, Paulo Miklos, Mariana Ximenez, Alexandre Borges, nosso amigo Delcuetão (interpretando um posudo delegado de polícia) e... o Sabotage, representando a si mesmo. Ganhou o prêmio de melhor filme latino-americano, no Sundance, Festival de Brasília, Troféu APCA, entre outros. Ele atuou também no premiado "Carandiru" (2003), de Hector Babenco.

Dois dias antes de ser assassinado, Sabotage trabalhou em algumas faixas para seu segundo álbum. O “Canão Foi Tão Bom” tem a participação do seu filho Sabotinha com o Sepultura, com lançamento previsto para... agora! Seu “Rap é Compromisso” (2000) é considerado um clássico.

E ainda tem mais... em abril deve sair a biografia de Sabotage, escrita por Toni C, com grandes revelações, promete o autor. O documentário “O Maestro do Canão”, de Ivan Vale Ferreira, em fase de finalização, conta com imagens inéditas de arquivo e depoimentos de Mano Brown, Thaíde, Paulo Miklos, Babenco, Rappin’ Hood.

“O Maestro do Canão” foi produzido por meio de crowdfunding, tem a parceria da produtora Elixir e exibição garantida pelo Canal Brasil, para o segundo semestre. 

http://www.youtube.com/watch?v=XDzunaK9-28






 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet