ESTREIA

Walt Disney na berlinda



Philip Glass, um dos compositores mais importantes do mundo, compôs, baseado no romance de Peter Stephan Jungk, sua 24ª Ópera: “O Americano Perfeito”. Conta os últimos anos de vida do mito Walt Disney. A ópera estreou no Teatro Real de Madri, conduzida por Dennis Russel Davies, direção artística de Phelim e foi muito bem recebida pela crítica.

O polêmico compositor, conhecido por suas obras minimalistas, é o primeiro a aceitar uma encomenda para uma ópera do Teatro Real de Madri, em comemoração ao seu 75º aniversário.

O romance homônimo conta a história ficcional de um empregado que é demitido pela Disney e resolve vingar do seu ex-patrão acusando-o de megalomaníaco, maccarthista racista, misógino e, pior, denunciando que o trabalho que o tornou famoso é na verdade fruto da criação de seus empregados.

A noite de estreia, como não poderia deixar de ser, lotou o teatro. Claro que só o fato de ser um trabalho de Philip Glass já teria arrastado multidões, mas, por ser uma ópera que canta os defeitos de Walt Disney, incluindo aí suas fantasias míticas como Abraham Lincoln, Henry Ford, Edison e Andy Warhol; é motivo suficiente para botar fogo neste rastio de pólvora!

Por um tempo a ópera estará em cartaz em Madri, pelo menos até junho quando deverá se apresentar na English National Opera. Há planos para edição em DVD e transmissão em canais de TV de diversos países.

Dizem que o libreto de Rudy Wurlitzer passa uma imagem mais afável do protagonista do que no romance homônimo, porém a Disney não quer nem saber.

Philip Glass é conhecido do público brasileiro, ele compôs a ópera Itaipu (1989) referindo-se a usina de mesmo nome, com texto em guarani, compôs Days and Nights in Rocinha (1997) concebida após uma visita dele na Rocinha, antes do Carnaval.

Cena de "O Americano Perfeito"


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet