DOAÇÕES

Filantropos dos USA e Brasil



"Mulher em uma poltrona" (Picasso)

O Metropolitan Museum of Art de NY está em evidência... em 2012 foi o segundo museu mais visitado no mundo, só ultrapassado pelo Louvre que recebeu 9,7 milhões de visitantes. E agora recebeu do filantropo e magnata Leonard Lauder, proprietário de Cosméticos, a doação de sua coleção de arte cubista. Certamente a doação mais significativa que o MET recebeu ao longo de sua história.

São 78 pinturas, desenhos e esculturas: 33 Pablo Picasso, 17 Georges Braque, 14 Juan Gris e 14 Ferdinand Léger de grande representatividade artística e histórica, avaliado em mais de 700 milhões de euros.

Após a incorporação das obras ao acervo, o MET passa a ser uma das maiores referencias do movimento que revolucionou a arte moderna, no início do século XX, juntamente com o Museu Hermitage de São Petersburgo e do Centro Pompidou, em Paris.

Felizmente a história não se encerra com a rica doação. O MET criará e alojará nas suas dependências um Centro de Investigação de Arte Moderna, financiado pela doação dos mecenas do museu, entre os quais Leonard Lauder e uma exposição com as novas obras do acervo será aberta no segundo semestre de 2014.

Filantropos ricos como Michael Rockefeller, Walter Annnenberg, Robert Lehman destacaram o MET ao lado do MoMA, o Guggenheim e o Whitney como os quatro mais importantes museus de arte moderna. Recentemente comentamos sobre a doação da coleção brasiliana do casal Mindlin e do acervo de Gilda de Mello e Souza, esposa do crítico literário Antonio Cândido ambas para a USP..... e soubemos da doação de um fazendeiro chamado “Lover Ibaixe” que doou à Prefeitura de São Carlos-SP, sua cidade natal, 100 ilustrações assinadas pro Salvador Dalí. As imagens foram feitas para ilustrar a “Divina Comédia” de Dante Alighieri.

A Prefeitura de São Carlos comunicou que será construído um local seguro para receber o acervo, que ficará permanentemente exposto a ser inaugurado em novembro, mês do aniversário da cidade.

De última: A doação das 100 gravuras de Salvador Dalí à Prefeitura de São Carlos está sendo contestada. O advogado João Ibaixe Jr. Informou que elas foram doadas em 2007 para o Instituto Cultural “Antonio Ibaixe”, do qual ele é o presidente.

 

 

 

 

 

Gravura de Salvador Dalí

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet