LITERATURA

As letras estão em destaque



Maria José Duarte vai ministrar oficina

Nesta terça-feira (23) a literatura toma conta do Sesc Arsenal. Oficinas e palestras começam a pontificar numa variada programação, onde participam diferentes agentes das letras com notória experiência. Lá no final desta matéria está o link onde a programação pode ser conferida nos detalhes.

Maurício Leite é um dos convidados. Vai ministrar oficina e depois faz palestra, no dia 25. Maurício... é mala. Mala de Leitura, projeto que ele desenvolve a muitos anos e que o tem feito viajar pelo mundo. Ele está citado em outra matéria na edição de hoje (entrevista com Luiz Renato), porque foi diretor de um grupo teatral aqui mesmo em Cuiabá, nos anos 80. Conhece Cuiabá, e não é de hoje.

Radicado em Portugal há vários anos, onde desenvolve a Mala de Leitura, vale lembrar que essa experiência com promoção do livro e incentivo à leitura partiu da Amazônia, no Brasil, e é trabalhada atualmente nos países de Língua Portuguesa, nos Estados Unidos e Espanha. A Mala de Leitura promove o intercâmbio entre culturas através do livro. Trata-se de um trabalho inovador na formação de novos leitores e que faz da leitura algo divertido e “prazeroso”.

A oficina com Maurício terá duas turmas: uma nos dias 23 e 24, e a outra em 25 e 26, mas ambas das 18 às 22 horas.

"Leitura Dramática: o leitor e o texto teatral" é outra oficina, que tem início também nesta terça-feira (23) e se estende até o dia 26, sempre das 18 às 22 horas. Quem ministra é o gaúcho Fabiano Tadeu Grazioli, que desenvolve seu trabalho partindo da constatação da (quase) ausência do gênero dramático das práticas de leitura promovidas na escola (e fora dela). Os participantes conhecerão as singularidades da Leitura dramática ao se “envolverem” em atividades em torno de alguns textos da dramaturgia brasileira. A oficina tem como referência (teórica e metodológica) o livro Teatro de se ler: o texto teatral e a formação do leitor (Ediupf, 2007), de autoria do ministrante.

Marina Colasanti, o sonho e a realidade

"Leitores: leitura e literatura", outra oficina, também de 23 a 26, das 18 às 22 horas, que será ministrada pela carioca Maria José Duarte. A oficineira vai explorar recursos expressivos da linguagem literária, a partir da leitura e discussão de contos, crônicas e poemas, que servirão de provocação e estímulo ao exercício da escrita. As referências literárias: Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Graciliano Ramos, Adélia Prado, Cora Coralina, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Teles, Moacyr Scliar, Luis Fernando Veríssimo, dentre outros.

Todas as oficinas para adultos darão direito a emissão e certificados e as inscrições são gratuitas. Quer mais o que? Mais informações pelo telefone (65) 3616 6922.

Palestras

Marina Colasanti abre o ciclo de palestras com o tema "De que realidade estamos falando, quando falamos de realidade?". A partir das 19h30 desta terça-feira (23) a famosa e premiada escritora desenvolve seu tema que se embasa no fato de que nossas vidas parecem cada vez mais atadas ao realismo. Na moderna sociedade de resultados, a fantasia é encarada como uma diversão e uma perda de tempo. E a escola, responsável prioritária da transmissão leitora para as crianças, não hesita na escolha: o ensino é realista. Sabemos, no entanto, que o ser humano precisa do sonho, mais do que isso, não vive sem ele. E é com ele que costura a realidade. Para demonstrá-lo, vamos fazer a análise curiosa de um livro infantil moderno, premiadíssimo, que já foi traduzido em filme igualmente premiado, “ A invenção de Hugo Cabret”. E ficará claro ao final que, entre realismo e fantasia, devemos sempre ficar com os dois.

As próximas palestras entram em pauta aqui no Tyrannus a partir da próxima edição, que será preparada na terça-feira à noite. Mas, quem quiser ir se adiantando, a dica é conferir toda essa programação literária no endereço...

http://sesc-mt.blogspot.com.br/p/semana-sesc-de-leitura-e-literatura.html



Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet