EXPEDIÇÃO

Impressões subjetivas sobre a cidade



I Expedição "Tão Incrível que parece Cuiabá" tem sua largada neste sábado, às 09 da manhã, no bairro do Porto, na praça que fica ao lado da Casa do Artesão. A atividade é uma proposta da página do facebook de mesmo nome (Tão incrível que parece Cuiabá), que é administrada por um coletivo de amigos. A intenção é compartilhar outros olhares sobre a cidade. E tornar o espaço virtual um diário de gente que anda pela cidade quente, de luz estourada, com olhos abertos.

Colher e capturar diversas e multi subjetivas impressões de Cuiabá. Mapear a cidade por meio de textos, imagens, vídeos e músicas autorais, que partam de pessoas descompromissadas com os aspectos rotulantes e ufanistas do turismo, e que estejam mais interessadas em dizer da cidade fragmentada; do que em construir uma unidade publicitária. Utilizar uma ótica e um raciocínio para recompor a máxima, segundo a qual, "A Cidade vive dos que vivem nela". Claro que com uma tônica colaborativa.

A expedição e a página fazem parte do projeto de pesquisa "Zoneamento Cultural: Localizadores de Paisagens e Canções", que é um mapeamento da cultura Cuiabana (ainda em implementação), concebido por esse grupo, composto por Flavianny Tiemi, João Ninguém, Eduardo Ferreira e Andrea Ferraz.

Utilizando as redes sociais para construir essa cidade chamada Cuiabá e saindo das redes para a cartografia urbana, nessa primeira expedição, o intuito é saber do povo Cuiabano. Seus rostos e histórias, modos de viver e pensar. Apesar de a expedição acontecer no Porto, bairro conhecido e histórico, o objetivo não é resgatar um passado, ou valorizá-lo, mas descobrir um presente sempre novo e iluminado.
“Vamos sair pelas ruas, feiras e becos do Porto dispostos e em busca de novas impressões e olhares sobre o mesmo lugar histórico e familiar chamado Bairro do Porto em Cuiabá? Vamos des-cobrir outro mesmo lugar comum? Vamos fixar movimentos com um clique? Vamos ilustrar aquilo que não conseguimos dizer? Vamos dizer aquilo que não conseguimos fixar? “

Para participar e/ou se engajar nessa empreitada, entrar em contato com os telefones 9911 8187 (Flavianny Tiemi) e 8108 6844 (João Batista) é o primeiro passo. (com informações do Coletivo)

Voltar  
2 Comentário(s).
fotografar, registrar, perpetuar... verbos irmanados. gratos pelo comentário a iniciativa dessa galera há de ter desdobramentos por aqui... ah, fotografe seu nome e mande pra gente. abraços
enviada por: tyrannus    Data: 27/04/2013 21:09:56
SE inda morasse aí, com certeza estaria engajada. Adoro fotografar. Tenho coisas incríveis de Cuia, lógico de tempos atrás. Em frente crianças!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
enviada por:     Data: 27/04/2013 12:12:08

Agenda Cultural

  • Em Cartaz:
  • Feira do Vinil
  • Dia: 23 de março
  • Local: Casa Cuiabana
  • Informações: 99225-6204
Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet