BEM VINDA

Vida longa à Casa Azul



az

 

Inspirados no conceito  da chamada “economia da cultura”,  ou  “economia do conhecimento”, onde o principal fator de produção são os ativos intangíveis, baseados em criatividade, ideias, conceitos e valores, os irmãos Rubens e Ivan Belém uniram-se à sobrinha Joyce Belém para criar, em Chapada dos Guimarães, o Centro Cultural Casa Azul. 

Situado à Rua Vereador Antônio Barbosa, 129, bairro Santa Cruz, o espaço está edificado em uma ampla casa estilo colonial, com um grande quintal urbano, bem próximo ao centro da cidade. Também chamados de pomar caseiro ou jardim doméstico, nos quintais geralmente se cultivam uma diversidade de espécies, sendo por isso considerados espaços de resistência no ambiente urbano, garantindo, assim, a interação dos seres humanos com elementos do mundo natural.

Essa ideia foi estendida à cultura, considerando a diversidade cultural e ambiental deste Estado, possibilitando o convívio de seres humanos com o meio ambiente e a cultura. Assim, será nesse espaço que se desenvolverão durante a semana oficinas e cursos variados, com preços acessíveis à comunidade, além da oferta de bolsas gratuitas para estudantes das escolas públicas. Encontram-se abertas as inscrições para oficinas de violão, viola de cocho, baixo, teatro, danças circulares, dança afro, capoeira, inglês e artesanato. As inscrições podem ser feitas no local, das 14:00 às 18:00 horas.

Nos finais de semana funcionará com atividades artísticas, constando de “Boteco da Casa” às sextas-feiras, no qual oferecerá além de bebidas, comidas de boteco e música brasileira. Aos sábados acontecerão apresentações artísticas.

Para este mês de outubro já constam da programação os comediantes mato-grossenses Ivan Belém e Vital Siqueira (Creonice e Comadre Pitú, respectivamente), que se apresentarão dia 10, às

rafael rosa

az

Rubens, Joyce e Ivan... a família Casa Azul, apostando nos fazeres culturais

21:00 horas. 

Está programado para o mês  André D´Lucca, com sua  Almerinda e o músico e poeta mato-grossense João Eloy, que, além do show,  lançará também seu livro de poesias “Reminiscências”, pela Editora Entrelinhas. 

O público que comparecer à Casa Azul poderá ainda apreciar a exposição do fotógrafo Henrique Santian, intitulada " O corpo em uma experiência Atemporal.

A fotografia como ferramenta de expressão  artística , uma analogia sobre o nu como arte, composta por series inéditas especialmente para a abertura deste espaço cultural. O projeto de Santian surgiu gradativamente, como forma de documentar performances teatrais de artistas nas escadarias da Lapa e becos de Santa Teresa, no  Rio de Janeiro,  e agora reúne produções regionais.

 Estarão expostas, também, meia centena de livros infantojuvenis com a temática indígena, à disposição para leitura dispostas em um varal. A escolha do tema dos livros, pertencentes ao acervo da professora Anna Maria Ribeiro, em homenagem ao romance do indianista brasileiro José de Alencar - "Iracema, a virgem dos lábios de mel", que neste ano  completa seu sesquicentenário.

Com este empreendimento a família Belém pretende contribuir com o desenvolvimento econômico, social e cultural de Chapada dos Guimarães, gerando rendas, principalmente para a população e os artistas cuiabanos e chapadenses, bem como reforçar os atrativos culturais e turísticos do município. (com assessoria)

az

Comadres Pitu e Creonice se apresentam no espaço, neste sábado (10)


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet