LIVRO

Será lançado na Livraria Janina



bauxi

 

"Bauxi", de José Pedro Rodrigues Gonçalves, é o livro que será lançado na semana que vem - quarta (13), às 19 horas, na Livraria Janina do Shopping Pantanal. Traz as memórias da infância do seu autor, médico e escritor, que viveu na localidade que dá nome à obra, situada no município de Rosário Oeste (MT).

A publicação é da Carlini e Caniato Editorial, a mesma editora que lançou, em 2016, outro livro do autor, "Tragicomédicas".

José Pedro R. Gonçalves traz o relato de um tempo distante, quando desfrutava, nos seus primeiros anos de vida, de um cenário bucólico, que era comum nas fazendas que abrigavam as famílias que ocupavam o ambiente rural, nos anos 1950.

"Bauxi" transpõe para a linguagem escrita as tradições, crenças e costumes que eram temas em rodas de conversas.  Coisas que permeavam as relações afetivas entre pessoas e grupos, baseadas em parentescos e amizades. Flagrantes de uma época em que os recursos financeiros não eram muitos, mas, a natureza e a vida das pessoas eram ditadas por um ritmo menos massacrante. 

No texto da contracapa, a jornalista Marta Regina Torezam frisa que as memórias são a certidão do tempo vivido e nelas estão as porções de tudo o que fomos e somos. "Bauxi é mais do que um olhar para o passado, é a história dedilhada, letra por letra, das saudosas lembranças  de quem as viveu intensamente e as trouxe para dar vida às brancas páginas deste livro", escreveu Marta.

Zé Pedro, como gosta de ser chamado, faz uma viagem envolvente ao mundo sem fim de sua infância e resgata, da fazenda Retiro de Bauxi,  todos os personagens do filme real, que começou a ser rodado em 1945.

"Sua maestria e sensibilidade para transformar sentimentos em palavras fazem de Bauxi uma obra gostosa, daquelas que sentimos vontade de devorar, aguçados pela cor, sabor, cheiro, texturas, sons... descritos pelo autor com originalidade e emoção, assim como é sua prática em tudo o que faz, seja cuidando de vidas, seja cuidando de almas, seja compondo olhares poéticos, extraídos da aridez dos tempos", assinala a autora do texto da contracapa.

Sobre o autor

José Pedro Rodrigues é médico e dedicou sua vida ao estudo dos problemas de saúde que afetam a população mais carente. É especialista em Cardiologia e, mais tarde, para atender as suas demandas intelectuais e sociais, especializou-se também em Administração Hospitalar, pela Fundação São Camilo, de SP; Saúde Pública, na USP e Saúde e Ambiente, na UFMT.

Ao se aposentar no serviço público em Mato Grosso, transferiu-se para Santa Catarina, onde fez mestrado em Sociologia Política e doutorado em Ciências Humanas, na UFSC. Hoje dedica-se ao contínuo estudo dos problemas de saúde em Mato Grosso e no Brasil, além de produzir textos sobre cuidados de saúde em geral, com foco nos aspectos teórico-filosóficos do cuidado. (*com assessoria)

bauxi

Zé Pedro é médico e escritor


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet