TEATRO ZULMIRA

Às 12h30, com entrada franca



fablicio rodrigues

guima

O Coral dos Servidores da AL vai interpretar Guimarães Rosa, levado à música por Milton e Caetano, e adaptado para canto coral

O Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, na próxima segunda-feira (11), vai sediar uma curiosa iniciativa cultural. Uma articulação que combina literatura com música, em torno de obra de um dos mais notórios artistas brasileiros de todos os tempos, o escritor Guimarães Rosa (1908-1967).

O evento é gratuito e começa às 12h30. Estará na berlinda, por assim dizer, o mais famoso conto de Rosa, "A terceira margem do rio". Narra a história de um homem que deixa sua família e amigos para viver isolado em uma canoa no meio de um rio e jamais volta a pisar em terra firme.

Um conto cheio de significados e com vasto potencial interpretativo, que reflete com louvor a grandeza da literatura de Guimarães Rosa, provavelmente, o escritor mais traduzido do Brasil, que também era poliglota, com fluência e/ou conhecimentos em mais de dez idiomas.

rosa

Cena da animação "A terceira margem do rio", de Viviane Faria Gomes


O evento terá partipações do Coral de Servidores da Assembleia Legislativa e do professor doutor Roberto Boaventura, do Instituto de Linguagens da UFMT. O coral vai cantar uma adaptação musical do conto, baseada em composição criada por Milton Nascimento e Caetano Veloso, com arranjo de César Cerassoma, adaptado por Carlos Taubaté, regente do Coral da Assembleia. E caberá a Roberto Boaventura uma análise do conto.

A iniciativa é destinada aos corais, estudantes de letras, literatura e música e apaixonados por contos ou por citações de Guimarães Rosa.

“Nós pensamos numa  maneira de os corais saírem do campo  vocal para invadirem o campo da literatura”, disse Taubaté. “ Vamos abrir para o público interessado, para que possa  contemplar toda a beleza e genialidade de Guimarães Rosa”, complementou a diretora do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, Daniella Paula de Oliveira. (*com assessoria da Assembleia Legislativa)

angelo varela

guima

"Nós pensamos numa maneira de os corais saírem do campo vocal para invadirem o campo da literatura" (Carlos Taubaté)


Voltar  

Agenda Cultural

  • Em Cartaz:
  • 11º Festival Bar em Bar
  • Dia: 16 de novembro
  • Local: Bares e restaurantes de Cuiabá e Chapada
  • Informações: no link
Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet