NO ARSENAL

Vinícius Rangel (MT) e a Cia Truks (SP)



alberto rocha

truks

A Cia Truks (SP), criada em 1990, é referência nacional na arte do teatro de animação. Sobe ao palco na 5ª

Nos dias 10 e 11, no período matutino, acontece no Arsenal o Encontro Sesc de Ilustração, comandado por Vinícius Rangel. E no dia 12 o evento termina com a apresentação do espetáculo "Expedição Pacífico", com a Cia Truks (SP), à noite.

As atividades com Vinícius Rangel acontecem às 8 e 10h da manhã na terça, e às 9 e 10h na quarta. Informações para aprticipar podem ser obtidas através do telefone do Sesc Arsenal, 3611 0550.

 Vinicius Rangel é ator e diretor teatral, contador de histórias e formado em Comunicação Social (UFMT) e Artes Cênicas. É fundador da Cia Trupe do Rei e realiza projetos como Contador de Histórias e montagens para o Teatro Infantil. Lançou em 2016 o Livro “Os Cinco Dedos de João”.

Ele vai abordar a mediação de leitura para público escolar, com práticas de contato com o livro (texto, autor, ilustração), contação de histórias e a leitura do livro com foco especial no suporte à palavra escrita por meio da ilustração. Serão utilizados livros ilustrados por especialistas nessa área como Ivan Zig, Illan Brenman, Renato Moriconi, Eva Furnari, Angela Lago e outros.

Expedição Pacífico

Às 19h na quinta-feira (12) a Cia Truks sobe ao teatro do Arsenal para encenar "Expedição Pacífico", a mais recente montagem do grupo. A encenação explora uma grande ilha de lixo que se expande em algum ponto do Oceano Pacífico, assumindo proporções alarmantes. Nesse contexto estão dois "carroceiros" conduzindo uma carroça de lixo.

Duas pessoas simples e humildes, marginalizadas pela sociedade, tratadas à deriva pelos asfaltos, assim como o lixo que navega pelo oceano. Os dois personagens, na verdade, são verdadeiros poetas.

Os dois criativos catadores de lixo são capazes de construir, de quase nada – apenas sacolas e lonas plásticas - um mundo fantástico, de diversão, bom humor e muitos sonhos. Na medida em que recolhem o lixo da grande cidade, o transformam em verdadeira poesia visual, criando belíssimas imagens, divertidas criaturas e incríveis cenários para onde são capazes de viajar, e onde viverão as suas pequenas aventuras e brincadeiras.

"Expedição Pacífico" tem texto assinado por Henrique Sitchin, Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas. Sitchin dirige a montagem e Gabriel e Rogério são os carroceiros. A ficha técnica traz também Thiago Uchoas (operação de som e iluminação) e a trilha sonora e desenho de luz foram concebidos por Henrique Sitchin.

A criação e confecção de cenografia e formas animadas é coletiva, envolvendo Dalmir Rogério pereira, Gabriel Sitchin, José Valdir Albuquerque, Henrique Sitchin e Rogério Uchoas.

Cia Truks

A Cia. Truks foi criada em 1990, e desde então apresenta os seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições ou espaços alternativos de todo o Brasil. Tem participado de mostras e festivais de teatro e teatro de animação em países do exterior.

O grupo é referência nacional na arte do teatro de animação, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil.

Recebeu os principais prêmios do segmento: o Mambembe, do Ministério da Cultura, o A.P.C.A., da Associação Paulista de Críticos de Arte, o Coca Cola de Teatro Jovem, o Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Prêmio Estímulo da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, entre outros. (*com assessorias)

rangel

Vinícius Rangel vai compartilhar sua experiência


Voltar  

Agenda Cultural

  • Em Cartaz:
  • 'Natal Iluminado"
  • Dia: 09 de dezembro
  • Local: Praça Alencastro
  • Informações: no link
Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet