EXUMAÇÃO

Dalí foi "revisitado" na 5ª,na Catalunha



dalí

O momento mais emocionante da exumação foi a constatação de que o bigode do artista mantinha sua clássica postura das 10 e 10

A exumação de Salvador Dalí (1904-1989) ocorreu na noite de quinta-feira (20) em Figueres, na Catalunha, sem nenhum incidente notável. Os legistas extraíram da múmia do pintor amostras de cabelo, unhas, vários dentes e dois ossos longos.

A Fundação Gala-Salvador Dalí confirmou que foi solicitado ao tribunal de primeira instância do distrito de Madri, que ordenou a exumação, pelo processo de paternidade de Pilar Abel, que os restos sejam devolvidos ao túmulo de Dalí.

A operação durou entre as 20h da quinta-feira e 00h40 da madrugada de sexta-feira. Os três legistas que realizaram o trabalho no museu não encontraram dificuldades nem contratempos, como explicou a Fundação. O único obstáculo que exigiu mais tempo do que o previsto para ser solucionado foi a abertura da chapa de zinco que, dentro do caixão, isolava os restos de Salvador Dalí.

Seu corpo era mantido embalsamado em bom estado, assim como o caixão. “O bigode preservava sua clássica postura das 10 e 10. Comprovar isso foi um momento muito emocionante”, admitiu  Lluís Peñuelas, secretário-geral da Fundação.

A operação foi supervisionada por um representante do Departamento de Cultura da Generalitat, por uma advogada do Estado estabelecida em Girona, por membros da Fundação, pela prefeita de Figueras e pelo advogado de Pilar Abel, a demandante e suposta filha de Dalí. Também foi solicitada a presença de Narcís Bardalet, o médico legista que o embalsamou em 1989.

Para evitar que vazassem imagens do corpo de Dali, a juíza ordenou que fossem confiscados celulares e qualquer outro aparelho que poderia registrar o acontecimento. As ações foram realizadas debaixo de duas barracas, uma em cima do sarcófago e outra sobre a área onde os legistas trabalharam.

*Reproduzida de https://brasil.elpais.com/ 


Voltar  

Agenda Cultural

  • Em Breve:
  • 4ª Femoda-MT
  • Dia: 27 de julho
  • Local: Hotel Fazenda MT
  • Informações: no link
Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet