ASTRONOMIA

A partir das 8h30, até as 22h



sthe

O físico teórico e cosmólogo, Stephen Hawking, que partiu deste mundo em março passado,o homenageado do evento

A terceira edição do Mini-Circuito de Astronomia – “Descobrindo o Céu de Cuiabá”, que acontece no próximo dia 8, no Instituto de Física da UFMT, fará uma homenagem ao físico teórico e cosmólogo, Stephen Hawking, que faleceu no último dia 14 de março, na cidade de Cambridge, Reino Unido. 

A palestra de abertura, que fala sobre o homenageado, será feita pelo professor-doutor, Denilton Gaio, às 8h30. Conforme os organizadores, a lembrança deste grande nome, na data em que se comemora o Dia Mundial da Astronomia, não poderia ser deixada de lado já que ele, embora acometido por uma doença degenerativa, que lhe impôs viver em uma cadeira de rodas por quase meio século, foi exemplo de coragem e determinação e trouxe importantes apontamentos para a ciência. O mais famoso deles foi a teoria do Big Bang. Teoria que indica que o Universo começou a partir de um ponto extremamente denso e que, ao explodir, criou o cosmos em expansão que conhecemos.

Além de Hawking, o evento traz homenagens às mulheres que contribuíram e contribuem para a ciência astronômica, sendo as salas de atividades nomeadas com cada uma das escolhidas. São elas: Mae Jemison (primeira astronauta negra da NASA); Hipátia de Alexandria (primeira mulher documentada como sendo matemática, chefe da escola platônica em Alexandria, também lecionou filosofia e astronomia); Beatriz Barbuy (astrofísica brasileira); Rosaly Lopes (brasileira, astrônoma, geóloga planetária, vulcanóloga e autora de diversos artigos científicos e livros) e Cecília Payne (astrônoma e astrofísica britânico-americana, a primeira pessoa a mostrar que o Sol é composto primariamente de hidrogênio, em 1925).

arquivo pessoal

astro

Rosaly Lopes, brasileira, astrônoma e geóloga planetária

Programação e inscrições

A programação deste ano, feita pelo Instituto de Física da UFMT através do Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (Pbid), em parceria com o blog Space News MT, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Seciteci), Rotary Club e Clube de Astronomia de Mato Grosso (CAMT), está com inscrições abertas até sábado e traz palestras, oficinas e atividades lúdicas e o Circuito Itinerante de Ciências de Mato Grosso. 

A programação atnde faixas etárias a partir dos 4 anos até os 100. As oficinas serão: Montagem de Foguetes de Garrafa PET; Construção de Nebulosas em Garrafas; Montagem de Telescópio Galileanos; Fenômenos Óticos: Holograma Virtual; Descobrindo os anéis de Saturno e Fases da Lua Para Crianças - 04 a 07 anos; Fenômenos Óticos: Óculos 3D e; Descobrindo o Sistema Solar - Para Crianças de 07 a 10 anos.

As palestras terão como temas: “Astronomia: Uma Visão Geral”, com o presidente do CAMT, Paulo Wolkmer; “Luz: Nossa mais antiga janela ao Universo”, com Prof. Dr. Eduardo Curvo; “Os meteoritos”, com a graduanda de Física, Maria Gisllanny Bezerra Silva; “Manchas Solares”, com Mestrando em Física: John Billy; “Leonardo da Vinci e os anéis de Saturno: caos e ordem no sistema solar”, com Prof. Dr. Marcelo Marchiori; “O Céu - Sob os tenros olhos da humanidade”, com Admilson Jr. e Bruno Santos e; “Uma Imagem Unificada da Natureza”, com Prof. Dr. Alberto Sanoja.

Observação noturna

No fim da tarde tem início atividade de Observação do céu noturno com uso do telescópio, que será feita no estacionamento atrás da Biblioteca da UFMT. Será possível ver o planeta Júpiter e as estrelas. A Lua fica de fora dessa vez porque só vai aparecer por volta de meia-noite. (*da assessoria)

mae

Mae Jemison, a primeira astronauta negra da NASA

SERVIÇO

O QUE: III Mini-Circuito de Astronomia – Descobrindo o Céu de Cuiabá
QUANDO: 8 de abril, das 8h30 às 22h
QUANTO: Gratuito
ONDE: Instituto de Física da UFMT

Inscrições: São vagas limitadas e, portanto, devem ser feitas o quanto antes pelo site do evento clicando em https://sites.google.com/fisica.ufmt.br/eventoastronomia/p%C3%A1gina-inicial

sol

Manchas solares poderão ser observadas através do telescópio

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

  • Em Cartaz:
  • 9º Encontro Indígena
  • Dia: 17 de abril
  • Local: Museu de História Natural - Casa Dom Aquino
  • Informações: 3634 4858
Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet