ARTIGO

Stress: problemão da vida moderna



Você já deve ter passado por momentos daqueles que dá vontade de jogar tudo pro ar. Sim, acontece com todos nós. Às vezes as coisas complicam de tal forma que parece que não têm saída. Fura o pneu do carro, falta dinheiro pra pagar as contas, o chefe tá reclamando que o relatório tá atrasado e a cereja do bolo foi o filho que chegou machucado da escola. O stress tá tão grande que se alguém entra no elevador e cumprimenta você dizendo “Tudo bem?”, a vontade que você tem é de responder que “Nem um pouco”. Você está bufando e com aquela vontade de sair por aí igualzinho ao Michael Douglas naquele filme “Um Dia de Fúria”.

stress

O problema do stress é que, para trazer mais conforto, muitas vezes recorremos a soluções fáceis que acabam por trazer mais problemas

Se esse é o seu caso, cuidado. Ao viver num alto nível de stress você coloca em risco o seu bem-estar como um todo. O stress impacta não apenas na sua saúde mental, mas na física também. Algumas doenças são resultados justamente de uma vida estressante.

O problema do stress é que, para trazer mais conforto, muitas vezes recorremos a soluções fáceis que acabam por trazer mais problemas por consequência. Um exemplo é a alimentação.  Num momento de stress temos a tendência a comer compulsivamente todas as porcarias que sabemos não contribuírem para uma vida saudável, como por exemplo, sorvete, refrigerante  e chocolate. Resultado são vários quilinhos a mais na balança e ainda mais stress que no início.

Então você deve estar se perguntando o que posso fazer nessas horas para ajudar a baixar a poeira. Aqui vão algumas dicas para lidar com a situação com mais inteligência.

- Faça exercícios físicos

De imediato uma coisa que você pode fazer é simplesmente colocar o corpo em atividade. Os exercícios físicos são uma excelente válvula de escape. Ajudam a tirar a raiva do momento e liberar aquela energia negativa que toma conta na hora.

- Distraia a mente com alguma outra coisa

Tirar o foco da situação quando passou do ponto é importante para dar tempo para a mente relaxar e voltar ao seu estado normal. Para isso procure algo para se distrair como, por exemplo, ler um livro, ver um filme ou conversar com alguém sobre algum outro assunto.

- Positividade

A vida é cheia de percalços e isso não é exclusividade sua. Todos nós temos nossas dificuldades. Não deixe que o stress torne você uma pessoa amarga. Aprenda a encarar os seus problemas com positividade e confiança de quem sabe que pode vencê-los.

- Identifique a fonte de stress e descubra o que você pode fazer para removê-la.

Baixada a poeira do momento, é bom começar a utilizar a razão e inteligência para resolver o problema de forma que não volte a trazer dor de cabeça. Vamos dizer que o motivo do seu stress seja a falta de pagamento de um inquilino. Você não aguenta mais os embates com o cidadão para que pague o que deve. Talvez seja o caso de contratar uma imobiliária ou advogado para terceirizar a incomodação. 

- Evite tomar decisões de cabeça quente

Quando estamos sob um alto nível de stress ou raiva podemos responder à alguém ou tomar alguma atitude que iremos nos arrepender futuramente. Dê um tempo e retome o assunto de cabeça fria para um melhor resultado.

O stress é uma das maiores dificuldades da vida moderna. Especialmente para quem vive nos grandes centros. É a correira do trabalho, trânsito intenso, cobranças de todos os lados para conseguir manter a vida em ordem. Quando a sobrecarga é grande, talvez seja o momento de parar um pouco e reavaliar a sua vida e fazer as devidas mudanças. É preciso inteligência para lidar com o stress. Tome conta dele em vez de deixar que ele tome conta de você. Lembre-se que é você que tem o controle da sua vida.


*Juan O´Keeffe escreve no site https://www.evolucaopessoal.com.br/

juan

Juan é graduado e mestre em Administração de Empresas, com experiência internacional e mercadológica

 

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet