DIRETO DA RÚSSIA

Hora de armar a retranca(?)



coutinho

Enquanto o centro das atenções (com méritos) continua sendo o Neymar, tem gente que vai comendo pelas beiradas

"Ninguém gosta de passar por isso". Foi isso que disse Gabriel Jesus no logo depois do jogo entre o Brasil e a Costa Rica. Que foi aquela emoção toda reservada apenas ao segundo tempo, já que no primeiro, a turma tupiniquim não fez mais do que prosseguir na performance mediocre que foi a estreia contra a Suíça. 

Aguenta coração. E agora me bate o temor de que o nosso técnico, Tite, a quem dedico minha confiança (mas posso perdê-la), decida jogar na retranca contra a Sérvia, na próxima quarta (27). Bom, talvez alguém acredite que empatar com seleções poderosas como a Suíça e a Sérvia, sejam bons resultados. Eu... não!

Mas a Copa, sinceramente, é muito mais do que assistir e torcer somente Brasil. É muita pequenez isso. Cada jogo é um drama particular. Certo que alguns desses dramas são que nem os piores filmes do mundo. Coisas sem emoção, sem sombras de gols, sem lances que revelem a plástica do futebol e sem aquelas jogadas onde, segundo João Cabral, os pés ganham astúcias de mãos.

E fora dos gramados onde acontecem as batalhas campais, nas arquibancadas e nos burburinhos da competição tradicionalíssima, em cada país e em canto do mundo, vai se desenvolvendo uma espécie de samba do crioulo doido. Nas entrelinhas e metáforas desse gigantesco evento há também uma arrevezada geopolítica se desdobrando. 

Mas, voltando ao Gabriel (ai meu jesus), de fato, eu concordo que "ninguém gosta de passar" pelo sofrimento que foi o jogo contra Costa Rica. Quer dizer... concordo com ele, uma ova. A graça do futebol vem quase toda de ele ser um esporte onde a imprevisibilidade, a zebra e o sobrenatural de almeida (by Nelson Rodrigues) - os três juntos - estão de mãos dadas. É como se fosse um jogo de azar, e a sorte é de quem vencer, mesmo que não tenha méritos para isso.

Só que essas cositas inusitadas, quase sempre, necessitam ser provocadas e os jogadores têm responsabilidade, têm parte nisso. Os técnicos também. E os árbitros idem. Inclusive o tal VAR (videoarbitro), aquele mesmo que assiste o jogo mocozado e pode dar pitaco assim que bem entender. 

tite

Sabe deus qual vai ser a estratégia que Tite vai usar na próxima quarta, contra a Sérvia

Prazer mundano, demasiado humano é o futebol. Cheio das reviravoltas, ou não. De injustiças manipuladas e autênticas. De cartolagens. Encenações. Bolas na trave e no travessão. Toques de letras e garranchos. Bicicletas, pedaladas, carretilhas, lambretas, meia lua, balãozinho. Paulistinhas, tostões. Cartões, súmulas, canetas. Descontos, prorrogações, disputas por pênaltis. Baixarias, far play. Retrancas, contraataques. Goleadas, zeroazeros. Estatísticas, fakenews. E muita coisa mais... está tudo lá na zaga central, e no covil da cafifenta fifa, local onde creio ainda haver uma série de informações que bem que poderiam ser acometidas por uma plena transparência. 

Deixa pra lá. Pra lá é daqui a pouco logo mais. É que tá na hora de dar um chutão. Pra frente Brasil. Não há nada a Temer. Mas... se a gente conseguir empatar com a poderosa seleção da Sérvia, já vai ser um progresso notável e estaremos ávidos pelas fases seguintes da Copa. E assim vai. E vamos, mas não sei pra 'dondis'...  

Agora, quando já finalizo por aqui, seguem perguntas na lata, de sopetão. Você está gostando do Neymar nesta Copa? Acha que ele deve mudar de penteado? E o Tite, você acha que ele "cai bem" na seleção? Você sabe quem é o Alisson? E o Messi, você acha que ele não é "copeiro"? Você acha que o Cristiano é Ronaldo, ou Ronaldinho? Você tem medo da Alemanha (diz a verdade), caso ela continue firme e forte? Você gosta de assistir os jogos com narração do Galvão Bueno? E o Luis Suarez, achas que ele ainda vai socar o dente em alguém?   

 


Voltar  

Agenda Cultural

Veja Mais

Últimas Notícias

Mais Notícias

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet